Noticia
Psicólogos do IFPB refletem sobre a inclusão estudantil
A inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas e especiais foi o principal tema do primeiro dia do VII Encontro de Psicólogos realizado no auditório da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).
Em palestra proferida pela Professora Dr. da UFPB Mônica Correia os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância do papel do psicólogo escolar diante das alterações neuropiscológicas dos estudantes. Temas como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Trantorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e Depressão foram abordados.
“Nós estamos a cada ano capacitando os psicólogos para que eles tenham mais subsídios para trabalhar com os estudantes e com toda a equipe multiprofissional. A temática sobre as dificuldades de aprendizagem, estudantes neuroatípicos e neurodivergentes está muito em alta e tem demandado esforços do IFPB.”, explicou a Coordenadora de Atenção à Saúde do Estudante Carolina Simões.
A psicóloga Ana Paola Lins que atua no campus João Pessoa pontuou que é importante saber identificar os transtornos que podem acometer os estudantes para que possam lidar melhor situações no contexto escolar, tendo em vista que muitos possuem características parecidas: “ Precisamos olhar o indivíduo como um todo, não só suas limitações. Temos que buscar o dia dia e estimular os professores para que nas avaliações sejam observadas todas as potencialidades e não apenas as dificuldades”, destacou Ana Paola.
O evento reúne nos dias 02 e 03 de setembro cerca de 10 psicólogos de vários campi do IFPB com o objetivo de capacitar e trocar experiências com o objetivo de melhorar o serviço ofertado.
A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis Rivânia Sousa participou da abertura do encontro e falou da atualização no programa de atenção à saúde do estudante e da luta pela ampliação no quadro de psicólogos. “Desejo a todos um bom encontro e que a gente consiga cada vez mais traçar estratégias para melhoria do nosso trabalho, pensando no estudante”.
O evento continua no turno da tarde e no dia 03. Confira aqui a programação.