Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 09 > Reitora entrega escritura do terreno para nova sede do Campus Mangabeira

Reitora entrega escritura do terreno para nova sede do Campus Mangabeira

A entrega do documento aconteceu durante a Reitoria Itinerante. A construção da sede do Campus Mangabeira é um dos principais anseios da comunidade
por publicado: 05/09/2024 08h56 última modificação: 05/09/2024 09h34

A reitora do IFPB, Mary Roberta, entregou à diretora-geral do Campus Mangabeira, Zoraida Arruda, a escritura do terreno onde será construído o novo campus. A entrega do documento ocorreu, nesta quarta-feira (5), durante a Reitoria Itinerante, um evento programado em que a Reitora e sua equipe de dirigentes se reúnem para debater democraticamente as demandas e conhecer diferentes contextos para deliberar e tomar decisões.

A construção da sede do Campus Mangabeira é um dos principais anseios da comunidade, visto que, atualmente, o Campus funciona no prédio da Escola Aruanda, no Bairro dos Bancários. Lá, são oferecidos os Cursos Técnicos em Cuidados de Idosos que foi o curso pioneiro e o Curso Técnico em Enfermagem, que iniciará sua primeira turma em 2024.2, tendo alcançado em seu processo primeiro seletivo a marca de 630 inscritos, se tornando o curso mais concorrido dentre todas as categorias de ensino do IFPB.

Mary Roberta destacou que a construção do Campus Mangabeira está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e tem um prazo definido, embora algumas ações possam ser iniciadas para que a obra comece o mais breve possível, respeitando o tempo necessário para a burocracia e a liberação de recursos. Com a escritura do terreno em mãos, é possível começar a elaborar um projeto de construção que se adeque às peculiaridades do terreno e à área de saúde. Mary Roberta convidou toda a equipe do campus, especialmente o corpo docente, para colaborar com a Diretoria de Obras do IFPB na idealização da nova sede, que passará a se chamar Campus João Pessoa Zona Sul. Esse cuidado especial com a estrutura do novo prédio se deve ao fato de que será a primeira unidade do IFPB voltada para o ensino na área de saúde.

O pró-reitor de Administração, Albino Nunes, ressaltou que o Campus Mangabeira necessitará de um projeto arquitetônico exclusivo devido às dimensões do terreno e às especificidades da área de saúde, que é nova para o IFPB. Além disso, o Governo Federal anunciou a construção de futuros campi em Sapé, Mamanguape e Queimadas, e, recentemente, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou mais um campus para a cidade de Alagoa Grande, sendo que a construção desses campi, especialmente os três primeiros, será priorizada.

Para a diretora do Campus Mangabeira, Zoraida Arruda, a entrega da escritura representa um passo crucial para a consolidação do campus, permitindo a busca por recursos para a construção, sendo a prioridade inicial a construção de um muro para cercar o terreno. Ela também manifestou interesse em organizar eventos no espaço, na medida do possível.

Zoraida ressaltou a importância do Programa Reitoria Itinerante para a Instituição e lembrou a primeira vez que o Campus Mangabeira recebeu a equipe de dirigentes do IFPB, em 2016, quando a equipe era reduzida e o curso de Cuidados de Idosos ocupava uma sala de aula em uma escola técnica estadual. Hoje, esse mesmo curso já formou 14 turmas.

Iris Souto Maior – jornalista do IFPB