Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 09 > Representantes dos TAEs se reúnem com Reitoria

Noticia

Representantes dos TAEs se reúnem com Reitoria

Na pauta, estavam o PGD, RSC e a necessidade de concursos para repor quadros
por publicado: 25/09/2024 20h04 última modificação: 25/09/2024 20h04

A Reitoria do IFPB recebeu na manhã desta terça feira, 24 de setembro, a servidora Laryssa Martiniano, eleita recentemente coordenadora geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais (SINASEFE), e Leewertton Marreiro, representante do movimento Técnicos Administrativos (TAES) na Luta, ambos do Campus Guarabira. Eles se reuniram com a reitora Mary Roberta Marinho e sua assessoria para uma avaliação geral sobre assuntos relativos a pautas defendidas pelo segmento dos TAEs.

Após uma avaliação inicial, Leewertton analisou que o movimento possibilitou uma visibilidade histórica do segmento e um avanço significativo em sua pauta. Como exemplo, ele citou as ações da comissão nacional que está formulando as regras para concessão do RSC – Reconhecimento dos Saberes e Competências - uma das principais conquistas obtidas do último movimento grevista. Outro ponto destacado pelo servidor foi a decisão do Governo Federal de instituir futuramente a figura do técnico substituto, condição que facilitará o afastamento para pós-graduação de servidores e servidoras.

A necessidade de concurso público foi outro ponto de destaque na reunião. Tanto a reitora Mary Roberta quanto os demais servidores reconhecem a situação crítica pela qual passa a Rede Federal de Educação Profissional. A professora Mary destacou inclusive a importância da greve para gerar visibilidade sobre essa pauta e as iniciativas do Governo para aprovar o projeto de lei específico para liberação das vagas. Segundo a reitora, a desvalorização salarial dos técnico-administrativos e a sobrecarga de trabalho resultante da falta de concursos têm afetado consideravelmente a realidade desses profissionais.IFPB taes.jpeg

A representante do SINASEFE, Laryssa Martiniano, fez observações sobre a dinâmica de funcionamento da Comissão Permanente de Sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares (COPSPAD) no âmbito do IFPB, que está em processo de conversão para uma Corregedoria. A servidora, que já fez parte da comissão, apontou diversos aspectos que têm fragilizado a atuação de combate ao assédio na instituição e propôs melhorias ao processo, se dispondo inclusive a colaborar na finalização do Regimento que subsidiará a estrutura da corregedoria. Sobre isso, a Reitora ressaltou os esforços de sua gestão em reconfigurar e qualificar os instrumentos de combate e prevenção do assédio, a exemplo da criação da Corregedoria e a organização da Ouvidoria institucional.

Quanto ao Programa de Gestão Descentralizada (PGD), a Reitora informou sobre a autonomia dos Campi na formulação dos seus planos e a expectativa de nova regulamentação que está em processo no Governo Federal. Mary mostrou-se sensível à realidade dos técnicos administrativos e a necessidade de valorização desses profissionais. Ela também destacou a importância desses quadros em todos os processos institucionais e o diálogo permanente que mantém com as entidades sindicais.