Noticia
Assert atua no desenvolvimento de protótipo de automação para empresas de telecomunicações
Os pesquisadores do Laboratório Assert, vinculado ao Polo de Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), estão desenvolvendo um protótipo para automação de ensaios com soluções para empresas de telecomunicações, visando à criação de novos produtos e melhorias de processos. Devido a cláusulas de confidencialidade, o nome da empresa parceira não pode ser divulgado.
A participação do Laboratório Assert no projeto é viabilizada por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que dispõe de uma unidade no IFPB desde 2017.
"Este projeto representa mais um exemplo da capacidade do Polo de Inovação e da sua Unidade Embrapii do IFPB de conectar conhecimento técnico com as demandas da indústria, criando soluções que impulsionam a competitividade das empresas e a inovação no país," afirma o professor Erick Melo, diretor-geral do Polo de Inovação.
Erick Melo acrescentou que o Assert é um dos laboratórios credenciados à Unidade Embrapii IFPB, na linha de Sistemas para Manufatura, atuando no desenvolvimento de projetos que podem receber recursos não-reembolsáveis de, no mínimo, 30% podendo chegar a 90% do custo total do projeto. “Importante destacar que não há nenhum risco adicional para a empresa parceira quando são utilizados recursos da Embrapii”, ressaltou.
SAIBA MAIS - O laboratório Assert transforma desafios em soluções inovadoras, atuando na execução de projetos de hardware e software. Inserido no ecossistema do Polo de Inovação do IFPB, os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Laboratório Assert, em se tratando de hardware, estão situados nas áreas das Engenharias Elétrica, Mecânica, Computação e Sistemas para Manufatura.
Angélica Lúcio - jornalista da DGCOM/IFPB