Noticia
CODIR realiza reunião ordinária online
O Colégio de Dirigentes do IFPB (CODIR) realizou na manhã desta quarta-feira (16) a 71ª Reunião Ordinária. O encontro conduzido pela Reitora Mary Roberta de forma virtual tratou, entre outros assuntos, do novo Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI (2025-2029).
O primeiro ponto da pauta abordou um tema atual, o mercado livre de energia. Os gestores ouviram explicações sobre as vantagens da instituição entrar nesse mercado, que de acordo com especialistas, oferece maior flexibilidade e potencial para redução de custos. O tema voltará a ser discutido em outra reunião.
Em seguida foi a vez de informes das Pró-Reitorias. A Pró-Reitora da Proexc, Josi Batista, falou dos preparativos para o 7º Encontro de Extensão e Cultura que acontecerá de 12 a 14 de novembro no Campus Monteiro. A gestora abordou questões ligadas ao deslocamento e alojamento dos estudantes e servidores, ajuda de custo e projetos aprovados para o Enex.
Em seguida foi a vez do Pró-Reitor de Ensino, Neilor César. Ele parabenizou as equipes que estiveram envolvidas no processo avaliativo nos Campi João Pessoa e Campina Grande, que culminou com a obtenção do conceito de excelência dos cursos de Sistemas para Internet, Geoprocessamento e Telemática. Neilor também compartilhou que nos meses de outubro e novembro o INEP irá realizar um procedimento piloto de avaliação digital de cursos técnicos. “Nos Campi Itabaiana e Cajazeiras será avaliado o Curso de Eletromecânica, e nos Campi Catolé do Rocha e João Pessoa o Curso de Edificações, serão avaliados o desempenho dos estudantes, a organização didática-pedagógica, o corpo docente e as condições de oferta dos cursos” disse.
O ultimo ponto da pauta tratou do novo Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI (2025-2029). O Diretor de Planejamento, Desenvolvimento Institucional e Interiorização, Anderson Bráulio, deu detalhes das etapas para construção do novo PDI, falou das comissões e grupos de trabalho que serão criados e da execução do Plano, que compreende entre outras coisas, a coleta de dados, realização de audiências internas, construção dos objetivos estratégicos, metas e indicadores e consulta pública. ”A expectativa é concluir esse trabalho até abril de 2025” disse Anderson, que vai solicitar a prorrogação do prazo do atual PDI (2020-2024) para os próximos seis meses.
A reitora Mary Roberta parabenizou Anderson e a equipe pela contribuição nesse trabalho e conclamou a comunidade acadêmica para a construção desse importante instrumento de gestão.
*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM