Noticia
Corregedor do IFPB inicia visitas aos órgãos internos para estruturação da Corregedoria
O corregedor Valderedo Alves, acompanhado pela secretária administrativa Polyanna Bandeira, visitou na manhã desta quinta-feira (26) a Procuradoria Federal da AGU, vinculada ao IFPB, a Diretoria-Geral de Tecnologia da Informação (DGTI) e a Diretoria-Geral de Gestão de Pessoas (DGEP).
Esses órgãos foram selecionados como um protótipo para o projeto inicial que aborda a criação e estruturação da Corregedoria, bem como as necessidades futuras. A escolha se deu em razão do estreito relacionamento que esses órgãos mantêm com as atividades da corregedoria. A meta, a curto e médio prazo, é que todos os órgãos do IFPB sejam visitados pela equipe correcional.
A Corregedoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) foi criada com a aprovação das resoluções nº 27/2024 e nº 28/2024. De acordo com Polyanna Bandeira, ela foi fruto dos esforços da reitora Mary Roberta para implantar e fortalecer a integridade institucional de forma efetiva no IFPB. Essas resoluções representam um marco na estrutura administrativa do Instituto, proporcionando uma atuação mais transparente, ética e responsável, alinhada aos princípios de governança e aos valores do serviço público.
Para solicitar os serviços da Corregedoria, os setores do IFPB podem utilizar o requerimento disponível no SUAP ou entrar em contato por e-mail (corregedoria@ifpb.edu.br). A Corregedoria exerce atividades tanto repressivas, amplamente reconhecidas por realizar ações disciplinares como Processo Administrativo Disciplinar (PAD), sindicâncias, TACs e IPSs, quanto por ações preventivas. Com base nesta última, o atual corregedor busca implantar, fomentar e engajar a comunidade acadêmica de uma instituição de ensino de renome como o IFPB.
O diretor-geral da DTI, Fábio Albuquerque, destacou a importância dessa nova fase da unidade Correcional do IFPB começar com a aproximação dos setores e conscientização da ética no serviço público.
Para o procurador Federal da AGU, Michell Laureano Torres, “A criação da Corregedoria do IFPB representa um relevante avanço na prevenção e na apuração de irregularidades no âmbito do Instituto. Desejo sucesso a Valderedo nessa importante missão.”
O diretor da DGEP, Daniel Vitor, ressaltou a vasta experiência do corregedor nomeado, Valderedo Silva e a dinamicidade dessa nova fase. “A criação da Corregedoria do IFPB trará ganhos significativos aos andamentos dos trabalhos relacionados a sua área de atuação, além de representar o atendimento da atualização das normas que a regem", comentou Daniel.
Iris Souto Maior - jornalista do IFPB