Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 10 > Editora do IFPB colabora com coleção sobre a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Lançamento do e-book será nesta quinta-feira (24) no encerramento da Reditec
por Heranir Oliveira publicado: 22/10/2024 10h27 última modificação: 22/10/2024 20h10

A história de quase dois séculos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, composta por 41 instituições, está reunida numa coleção que será lançada na tarde desta quinta-feira (24) durante o encerramento da 48ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), em Caldas Novas/GO.

A coleção organizada pela Editora do Instituto Federal de Goiás é composta por 5 volumes. O trabalho contou com a parceria das editoras: do Instituto Federal do Espírito Santo e do Colégio Pedro II, para o Volume 1 (Região Sudeste); do Instituto Federal Goiano, para o Volume 2 (Região Centro-Oeste); do Instituto Federal do Maranhão e do Instituto Federal da Paraíba, para o Volume 3 (Região Nordeste); do Instituto Federal Sul-riograndense, para o Volume 4 (Região Sul), e do Instituto Federal do Pará, para o Volume 5 (Região Norte).

1260e58bf89f4f008933ab0196fdd015.jpgO Volume 3 contém um capítulo escrito por docentes do IFPB. “A História de uma Casa de Educação Centenária: o IFPB de ontem e de hoje” é de autoria dos professores: Emmanoel de Almeida Rufino (Filosofia, Campus João Pessoa), Jivago Correia Barbosa (História, Campus João Pessoa), Luciano Candeia (História, Campus João Pessoa), Márcio Victor de Sena Diniz (Filosofia, Campus João Pessoa) e Paulo Henrique Marques de Queiroz Guedes (História, Campus Cabedelo).

A coleção “Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil” traz nas capas de suas edições uma referência às regiões do Brasil através da imagem de árvores típicas da flora brasileira (o jequitibá-rosa para o Sudeste, o ipê-amarelo para o Centro-Oeste, o juazeiro para o Nordeste, a araucária para o Sul e a samaúma para o Norte). Segundo os organizadores da obra “é uma forma de sinalizar para o enraizamento da Rede Federal no solo de todo o país”.

registrado em: ,