Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 10 > Huawei abre inscrições para a ICT Competition 2024-2025

Noticia

Huawei abre inscrições para a ICT Competition 2024-2025

O IFPB já definiu os representantes nas trilhas Cloud, Network e Innovation
por publicado: 31/10/2024 13h36 última modificação: 31/10/2024 13h37

A multinacional Huawei abriu as inscrições para a ICT Competition 2024-2025 (Competição de TIC 2024-2025), um dos maiores torneios universitários de tecnologia do mundo. O Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campeão em edições anteriores,  já definiu as equipes que vão representar o Instituto nas trilhas de Cloud, Network e Innovation. A seleção dos competidores locais foi feita durante a IFPB ICT Competition 2024, cuja final foi realizada em Campina Grande.

Em todo o Brasil, são esperadas as inscrições de equipes universitárias de mais de 200 instituições conveniadas ao programa de capacitação online Academia de TIC (ICT Academy). As instituições interessadas em participar da competição podem se inscrever até dezembro de 2024 por meio do site oficial do programa, disponível aqui. 

“A ICT Competition foi criada em 2015 para oferecer aos estudantes de computação, ciências, matemática e engenharia a oportunidade de participar de uma competição global que visa promover e difundir conhecimentos nas áreas de tecnologias disruptivas como cloud computing, redes e inteligência artificial”, explica Victor Montenegro, gerente de Desenvolvimento de Talentos e Valor Social da Huawei Brasil.

Nos últimos anos, o Brasil tem se destacando na etapa global. Na última edição, alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UNIMAT) alcançaram os primeiros lugares em Shenzhen. “Esses resultados mostram que as equipes brasileiras competem em igualdade de condições com equipes de todo o mundo”, acrescenta  Montenegro.

Saiba como é o torneio

O torneio é dividido em quatro etapas: brasileira (preliminar e final nacional), latino-americana e global, que será realizada na sede da Huawei, em Shenzhen (China), em maio de 2025. Em todas elas, os competidores testarão os conhecimentos por meio de provas e exames práticos por equipes. 

Durante a competição, os temas são divididos em três categorias: redes de conectividade (como WLAM, segurança e datacom), nuvem (como big data e inteligência artificial) e computação (como openEuler, openGauss e Kunpeng). 

As equipes são formadas por três estudantes e um professor que participam de palestras, atividades e apresentações de projetos que são analisados por especialistas. Os vencedores recebem incentivos para continuarem suas pesquisas.

Anualmente, o programa ICT Competition da Huawei atrai cerca de 170 mil estudantes de duas mil universidades e faculdades representando mais de 80 países. Nas finais de 2024, foram 160 equipes classificadas, de 49 países dos cinco continentes.

(DGCOM/IFPB com informações da Huawei)