Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 10 > ICT Competition premia melhores do IFPB

ICT Competition premia melhores do IFPB

Evento de premiação aconteceu no Campus Campina Grande e reuniu estudantes de oito campi
por publicado: 09/10/2024 11h32 última modificação: 11/10/2024 19h02

Os vencedores do IFPB ICT Competition 2024-2025 nas categorias Innovation(inovação), Cloud (nuvem) e Network(redes) foram conhecidos na tarde de ontem (08) no auditório do Campus Campina Grande. A final da competição reuniu estudantes dos campi João Pessoa, Campina Grande Picuí, Patos , Guarabira, Monteiro,Cajazeiras e Santa Rita. Na categoria Trilha Network, o vencedor foi o estudante de Campina Grande, Rafael Cavalcante de Sousa, na Trilha Cloud, os premiados foram Ryan Correia e Luis Kilmer, ambos do Campus João Pessoa e Daniel Almeida dos Santos do Campus Cajazeiras e na categoria inovação , o título ficou com os estudantes Lailson Herondino, Marcelo Oliveira e Emerson Sormany , todos do Campus Picuí.

Acesse o resultado final neste link.

Para a reitora do IFPB, Mary Roberta, a competição é importante pois prepara os alunos para ter contato com a inovação e novas tecnologias, além de ser uma porta para a participação em outros eventos da área. "A gente viu aqui uma inovação com a participação de vários campi engradecendo turmas que ainda são iniciantes. Essa experiência é fundamental para elevarmos ainda mais o nosso ensino na área de TI ", ressalta.

Participando pela segunda vez da competição, Daniel Almeida se diz empolgado com a vitória este ano e pretende se dedicar ainda mais para os próximos desafios. “Ano passado eu tirei em quarto lugar , mas esse ano consegui me preparar melhor e me superar. Estou muito feliz! Agora é estudar bastante para ter um bom desempenho no latino-americano e no global”, afirma

O Huawei ICT Competition é um evento competitivo de intercâmbio de talentos de TIC para estudantes das áreas de tecnologia e engenharia e visa promover e difundir conhecimentos em áreas específicas como armazenamento de dados, redes e inteligência artificial. Por meio dessa competição, a Huawei tem como objetivo fornecer aos alunos uma plataforma para estudar e trocar ideias, aprimorando assim seus conhecimentos de TIC e habilidades práticas. No IFPB, o evento é uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Ensino (PRE), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG) e do Polo de Inovação do IFPB.

Para um dos organizadores do evento, o professor Moacir Pereira, a versão 2024/2025 do ICT Competition foi extremamente positiva. “A gente cresceu bastante em todos os sentidos. Todo o processo de seleção está consolidado desde a construção do edital até a qualificação das provas”, destaca o professor.

Os vencedores do IFPB ICT Competition partem agora para um desafio muito maior e mais competitivo, que é a etapa Latino Americana que ocorrerá no início de 2025 no México, etapa que antecede o evento global final previsto para o mês de maio na China .