Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 10 > Reitoria celebra parcerias ao lado da Secretaria de Cultura

Reitoria celebra parcerias ao lado da Secretaria de Cultura

Campi do IFPB atuarão como birôs criativos no suporte ao campo cultural
por Ana Carolina Abiahy publicado: 16/10/2024 17h37 última modificação: 17/10/2024 14h07

O Instituto Federal da Paraíba participou nesta terça-feira do lançamento oficial da Especialização em Gestão e Produção Cultural em uma ação da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). A solenidade aconteceu na Fundação Casa de José Américo e a reitora do IFPB, Mary Roberta Marinho, fez parte da mesa de autoridades ao lado do secretário Pedro Santos.

O curso vai funcionar na Universidade Estadual da Paraíba com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado (Fapesq) e contou com colaboração da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do IFPB durante a fase de elaboração.

Na manhã do lançamento, foi anunciada a continuidade e fortalecimento de uma parceria estabelecida desde 2023 entre a Secult e o IFPB, que tem facilitado a operacionalização de leis nacionais de incentivo à cultura, como a Aldir Blanc e a Paulo Gustavo. O anúncio foi feito pelo Gerente Executivo de Fomento e Economia Criativa da Secult, Josemberg Pereira. secult ifpb 6.jpeg

Josemberg explicou que serão criados os birôs criativos a partir dos campi do IFPB, totalizando 22 unidades que irão funcionar como escritórios culturais. A ideia é que nestas unidades estejam presentes oficineiros que possam orientar os interessados em submeter projetos culturais, ensinando como organizar portfólios e organizar materiais que são fundamentais em processos de seleção para fomento de ações de cultura.

A parceria iniciou no ano passado nos campi do IFPB em João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Areia, Guarabira, Campina Grande, Esperança, Soledade, Picuí, Monteiro, Patos, Santa Luzia, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana e Pedras de Fogo. Além disso, nas cidades de Cuité, Sumé e Pombal, o IFPB também deu suporte aos artistas e produtores por meio da orientação de servidores e estudantes. Nestes locais, foi montada uma estrutura online que viabilizou o acesso a artistas interessados em se inscrever nos editais.

Josemberg agradeceu a parceria com o IFPB que possibilitou ampliar o acesso ao fomento cultural para além das 12 regionais de cultura já existentes. A Secult-PB também está apoiando o IFPB em ações do 7º Encontro de Extensão e Cultura (Enex) que acontecerá em Monteiro, de 12 a 14 de novembro.

Com fotografias da Secult-PB