Noticia
7º Encontro de Extensão e Cultura reúne mais de 1300 participantes
A cidade de Monteiro vai ser palco para muitas atividades durante o 7º Encontro de Extensão e Cultura do Instituto Federal da Paraíba, o Enex IFPB 2024 que reunirá mais de 1300 participantes. Nesta edição, o evento que agrega estudantes e servidores de todos os 21 campi do IFPB, além de parceiros sociais, homenageia o centenário da flautista e compositora Zabé da Loca, um grande ícone da cultura do Cariri. O tema geral do Enex do IFPB é “Compartilhando saberes e gerando conhecimento: o diálogo como princípio democrático de transformação da realidade”.
Acesse aqui a programação geral do evento que é totalmente gratuito. A organização é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB e conta com apoio de Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, Governo Federal, Funetec, Sebrae, Sicoob, Prefeitura de Monteiro e Assifpb.
Na segunda-feira, dia 11, a primeira atividade é o 3º Encontro de Professores de Artes do IFPB no Campus Monteiro. Em seguida, ocorrem as exibições dos curta-metragens vencedores do I Prêmio IFPB de Audiovisual nas categorias de Ficção, Documentário, Animação e Podcast. São produções de três segmentos: estudantes do IFPB, servidores da instituição e produtores da comunidade externa. Foram distribuídos R$ 15 mil em prêmios para fomentar o interesse na área audiovisual.
O Prêmio homenageia o teatrólogo e cineasta Eliézer Rolim (in memoriam) e a atriz e educadora Zezita Matos, que vai estar presente durante a premiação, a partir das 19h, no anfiteatro da Praça João Pessoa, com uma apresentação artística. O documentário “Meu pai, Eliézer Rolim” também deve ser exibido na ocasião. Saiba mais sobre os curtas aqui.
No dia 12 de novembro, a partir das 14h, começa a funcionar a Feira de Economia Solidária, no IFPB Monteiro, com expositores de 12 cidades. A partir das 18h até 22h a Feira vai para a Praça João Pessoa. O horário no dia 13 é das 8h às 18h e no dia 14 encerra às 12h, no IFPB Monteiro. Na terça, também tem a “Mostra Gastronômica: Cozinhando com tradição - resgatando sabores e saberes da gastronomia paraibana”, no pátio central do IFPB Monteiro.
O Enex conta com uma Mostra Artístico Cultural que terá muitas apresentações musicais, incluindo a Banda de Pife Pio X, Coral Canta IFPB, Orquestra Experimental, Mazurca, Pife Perfumado, Lily Sanfoneira, Claudinho de Monteiro. As atrações se dividem entre o Pátio Central do IFPB Monteiro e a Praça João Pessoa.
No dia 13, o evento tem um Painel sobre “As Políticas Públicas e o efeito transformador na vida das pessoas” com a presença da secretária estadual de Desenvolvimento Humano, Pollyana Dutra, a pró-reitora da Proexc, Josi Batista e a coordenadora de extensão tecnológica, Alexsandra Chaves. Na Mostra Acadêmica, os projetos de extensão e cultura desenvolvidos no IFPB serão o tema dos "Diálogos Democráticos".
Visitas ao Memorial Zabé da Loca, no Assentamento Santa Catarina, na serra de Monteiro, e a Comunidade Quilombola Roça Velha, na cidade de Camalaú, também estão programadas , fazendo parte das "Vivências" do encontro. Muitas oficinas sobre temáticas variadas, desde gastronomia, técnica vocal até empreendedorismo, estão na programação.
Na quarta, em diversos espaços do IFPB Monteiro, tem os espetáculos de dança Belly Divas, Ritmos do Brasil, LABORART, lançamento de livros, exposições digitais, a Camerata Yerko Tabilo do IFPB com o concerto “A natureza do amor”, a Camerata de Violões e Cordas Pinçadas do IFPB com o concerto “Cordas Brasileiras”, o conjunto Litoral Bones, o grupo Iamaká com concerto “Alma Ibérica”, o cortejo de Bonecos Gigantes da cultura popular, a apresentação teatral Histórias Contadas e não Contadas de Patos ou A cruz de Francisca, do IFPB Patos, a encenação poética “Escritas Negras”, a Banda de Música do IFPB Monteiro, o Maracajá Sax com “saxofoneando os sons da gente” e o GRUPIFMO, além de apresentações de finalistas do Festin na categoria Instrumental.
Na noite do dia 13, a partir das 19h, na Praça João Pessoa, a música começa com o Cariri Bones, abrindo para as apresentações do Festin na categoria autoral e intérprete com estudantes do IFPB e da rede pública de Monteiro. O IFPB vai conceder premiação em dinheiro para todos os três primeiros colocados em cada categoria. O 1º lugar recebe R$ 1.000,00, o 2º lugar recebe 700,00 e o 3º lugar recebe 500,00. Confira aqui os finalistas de 11 campi do IFPB no Festin. O encerramento é com o IF Music do IFPB Guarabira.
A programação tem também uma Mostra de Tecnologia Social, com Torneio de Robótica, com quatro modalidades, e exposições dos projetos desenvolvidos exclusivamente por servidoras e alunas para o projeto “Arretadas Sim Senhor!” que visa criar soluções tecnológicas para problemas enfrentados por comunidades quilombolas, indígenas, ribeirinhas, da agricultura familiar e assentadas. Em Monteiro, será a grande final deste projeto que envolveu inicialmente 76 participantes de nove campi.
No dia 14, tem uma mesa redonda com o tema “Relações étnico-raciais no contexto da educação brasileira”, formada pelas professoras de Sociologia, Ana Sávia Farias Ramos, do IFPB Monteiro, Tatiele Pereira de Souza, do IFPB Santa Luzia, e Lucia Mara Figueiredo do IFPB Sousa, da área de Gestão Rural. O último dia terá ainda performance teatral “Folia ao Menino Deus”, diversas oficinas, apresentação musical do IFPB Monteiro e encerramento com o show Brasilidades com Di Faria.