Noticia
Cuidados com a saúde mental na trajetória escolar
Falar sobre saúde mental no contexto escolar ainda é considerado um tabu. Mas no IFPB essa prática tem sido contínua e tem ajudado muitos estudantes a lidar com situações de ansiedade e depressão.
O projeto de acolhimento psicológico realizado pela Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante da PRAE em parceria com a clínica de psicologia do Uniesp vem ajudando, por meio de reuniões semanais virtuais, dezenas de estudantes que procuram ajuda.
Nas últimas semanas o projeto ganhou uma nova conotação com a realização de encontros presenciais com os estudantes e a equipe de estagiárias de psicologia, coordenada pela professora Ana Sandra do Uniesp. Três campi já participaram da ação.
O primeiro campus a receber a equipe foi Cabedelo. Em seguida foi a vez de mais dois campi: Mangabeira e Cabedelo Centro.
"O evento foi muito enriquecedor e trouxe em pauta uma condição que muitas pessoas têm e nem sabiam que se tratava de ansiedade", disse a estudante do curso de Cuidados de Idosos do Campus Mangabeira, Roseane Maria.
A estudante Jozeni Souza do mesmo curso lembrou que o exercício da profissão exige que o profissional esteja bem com a saúde mental e que busca na prática esportiva e na espiritualidade o equilíbrio emocional necessário para estudar e cuidar da sua mãe que é idosa.
"O IFPB está de parabéns por abordar essa temática para os estudantes, pois para cuidar do outro, é preciso primeiro cuidar de si", destacou Jozeni Souza.
No Campus Cabedelo Centro o diálogo foi voltado para o Enem com dicas para manter a calma e vencer o nervosismo durante as provas. Participaram da ação os alunos do 2º e 3º ano do Campus, além de alunos das escolas José Guedes Cavalcante e Pedro Américo.
“Minha experiência com a palestra com o pessoal da psicologia foi muito positiva! Eles realmente passaram um estado de paz e descontração naquele momento de ansiedade pré Enem, conversando conosco e ensinando algumas técnicas de relaxamento. Gostei bastante!”, comentou a estudante Vitória Soares que faz o 3º ano do Curso Técnico em Serviços Jurídicos.