Noticia
IFPB leva projetos para a 4ª Semana Nacional Educação Profissional e Tecnológica
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) levou oito projetos, nove alunos e três professores dos campi: Areia, Campina Grande e João Pessoa para representar a instituição na 4ª Semana Nacional Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), na Arena BRB - Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). O evento reúne gestores, profissionais da educação e estudantes de todo o país. O evento iniciou no dia 26 de novembro e termina nesta quinta-feira (28).
Na abertura do evento, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, destacou o restabelecimento da esperança por meio da execução de importantes projetos voltados para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ele também comentou sobre o desafio da instalação de mais de 100 novos campi e a consolidação dos campi existentes, além da construção de restaurantes estudantis como parte da política do MEC. "Ações estão sendo efetivadas, como o programa de assistência estudantil, o 'pé de meia', a jornada integral e a política de EPT instituída por lei", afirmou o secretário
A reitora do IFPB, Mary Roberta, destaca a importância da participação do Instituto na 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, ressaltando que este evento é fundamental para a formação integral dos estudantes e proporciona uma valiosa oportunidade de troca de experiências.
Para Thyago Silveira, que participa pela terceira vez, o evento proporciona a interação entre os estudantes de diferentes estados a ajuda a perceber o fundamento tecnológico e social presentes em suas ações. “Além da exposição conseguem trocar experiências e conhecer outros projetos fundamentais para fortalecer a base para seguir na carreira e avançar na graduação”, comentou Thiago.
"A experiência está sendo muito enriquecedora. Podemos conhecer pessoas de todo o Brasil, que se mostram interessadas, comentam sobre os projetos e ficam impressionadas com as inovações que estamos trazendo da Paraíba", afirma Emily, que participa pela primeira vez de um evento nacional.
Representando o Projeto Sabores conectados do Campus Areia, Thiago Alves, aluno do PROEJA, Curso de Gastronomia do Campus Areia, percebe a experiência como inovadora e importante. O Projeto Sabores Conectados, que presta assessoria gastronômica para comércio que atuam no ramo da alimentação, até que essas empresas consigam sanar os seus problemas. Para Thiago, o curso oferece muitas oportunidades, não só para ele, mas para os seus colegas de curso, uma mudança de vida.
A coordenadora de Extensão Tecnológica, Alexsandra Chaves, destaca que, para ela, enquanto professora, extensionista e pesquisadora, é de extrema importância trazer os estudantes, especialmente aqueles representando as localidades de Areia, Campina Grande e João Pessoa. Ela enfatiza a relevância de oferecer a esses alunos uma visão desbravadora, que os motive a ir além do que têm recebido até o momento. “Estamos conseguindo avançar, incorporando as vertentes extensionista, inovadora e de pesquisa dentro de nossa instituição”. “Na 4ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, mostramos para todo o Brasil a diferença que o IFPB faz na vida das pessoas”, comentou Alexsandra.
Nesta quinta-feira (28), o stand do IFPB recebeu a visita de Victor Montenegro, da Huawei Brasil, empresa parceira do IFPB. Diretores de campi e gestores, alem da comunidade em geral também visitaram os stands da Semana de EPT.
Trabalhos apresentados pelo IFPB na SNEPT
-
Desenvolvimento de um metrônomo adaptado para o ensino de música a pessoas com deficiência auditiva
-
Sabores Conectados
-
Moradias sustentáveis/fabricação de tijolos ecológicos
-
Construção de casas por manufatura aditiva: símbolo de inovação e sustentabilidade
-
Sistema auxiliar para reabilitação de AVCS
-
Sunflower APP - Um aplicativo mobile para auxiliar a interação social de crianças atípicas
-
Protótipo de peneira automatizada para separação da carne do marisco
-
AeroDesign IFPB (Equipe Columbina)