Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 11 > Reitoria do IFPB participa de fórum de educação sobre inovação tecnológica

Noticia

Reitoria do IFPB participa de fórum de educação sobre inovação tecnológica

Jovens da Paraíba serão beneficiados com projeto lançado durante o evento
publicado: 08/11/2024 14h35 última modificação: 08/11/2024 14h46

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) participou esta semana de um fórum de educação sobre inovação, realizado em Brasília-DF. Promovido pela multinacional Huawei, que atua na área de infraestrutura para tecnologia da informação e dispositivos inteligentes, o evento teve o objetivo de discutir educação inclusiva, inovação tecnológica e qualificação profissional.  

Dentre as autoridades presentes, estavam a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli; e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos.

Na abertura do 1º Fórum de Educação da Huawei, realizada no Brasília Palace Hotel, foi lançado o projeto Residência Games, que será executado pelo MCTI, com recursos de dedução fiscal da Huawei, via Lei de Informática. Na ocasião, a ministra Luciana Santos e o CEO da Huawei Brasil, Gao Kexin, formalizaram a parceria. 

Serão investidos R$16 milhões na qualificação de cerca de mil jovens, de nível técnico e superior, para atuarem na indústria de games.  O Residência Games destinará 50% das vagas a afrodescendentes e a pessoas beneficiadas por programas sociais do governo federal, com o objetivo de promover inclusão e diversidade. O projeto será implementado nos estados da Paraíba, Bahia, Ceará e em Pernambuco.

Fórum de Educação Huawei3 _Crédito da Imagem_Conif.png

Participação do Conif - Em sua participação no encontro, o vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Rafael Almada, ressaltou o diálogo da Rede Federal com o setor produtivo. 

“Não é por acaso que, além desse diálogo com o setor produtivo, é missão e atribuição dos institutos federais estabelecer diálogo com os arranjos sociais e culturais locais”, afirmou Almada, que foi um dos debatedores do painel “O acesso à conectividade como indutor da inclusão social e digital”.

Fórum de Educação - Com o objetivo de discutir os caminhos para uma educação inovadora e acessível a todos os brasileiros e brasileiras, o evento reuniu especialistas, representantes do setor público e privado, e organizações internacionais em painéis e exposições. A programação incluiu exposições e parcerias que visam à promoção de um Brasil mais digital. Durante o 1º Fórum de Educação da Huawei, também foi assinada a Aliança pela Educação Profissional Brasileira, uma parceria entre o MEC e a Huawei.

Também participaram do evento reitores dos institutos federais; o ministro-conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Jiang Dehua; o vice-presidente de Relações Públicas da Huawei América Latina, Atilio Rulli; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; e representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 

(DGCOM/IFPB - Com informações do MEC, MCTI e Conif)