Noticia
Reitoria do IFPB participa de fórum de educação sobre inovação tecnológica
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) participou esta semana de um fórum de educação sobre inovação, realizado em Brasília-DF. Promovido pela multinacional Huawei, que atua na área de infraestrutura para tecnologia da informação e dispositivos inteligentes, o evento teve o objetivo de discutir educação inclusiva, inovação tecnológica e qualificação profissional.
Dentre as autoridades presentes, estavam a reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Bregagnoli; e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos.
Na abertura do 1º Fórum de Educação da Huawei, realizada no Brasília Palace Hotel, foi lançado o projeto Residência Games, que será executado pelo MCTI, com recursos de dedução fiscal da Huawei, via Lei de Informática. Na ocasião, a ministra Luciana Santos e o CEO da Huawei Brasil, Gao Kexin, formalizaram a parceria.
Serão investidos R$16 milhões na qualificação de cerca de mil jovens, de nível técnico e superior, para atuarem na indústria de games. O Residência Games destinará 50% das vagas a afrodescendentes e a pessoas beneficiadas por programas sociais do governo federal, com o objetivo de promover inclusão e diversidade. O projeto será implementado nos estados da Paraíba, Bahia, Ceará e em Pernambuco.
Participação do Conif - Em sua participação no encontro, o vice-presidente de Relações Institucionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Rafael Almada, ressaltou o diálogo da Rede Federal com o setor produtivo.
“Não é por acaso que, além desse diálogo com o setor produtivo, é missão e atribuição dos institutos federais estabelecer diálogo com os arranjos sociais e culturais locais”, afirmou Almada, que foi um dos debatedores do painel “O acesso à conectividade como indutor da inclusão social e digital”.
Fórum de Educação - Com o objetivo de discutir os caminhos para uma educação inovadora e acessível a todos os brasileiros e brasileiras, o evento reuniu especialistas, representantes do setor público e privado, e organizações internacionais em painéis e exposições. A programação incluiu exposições e parcerias que visam à promoção de um Brasil mais digital. Durante o 1º Fórum de Educação da Huawei, também foi assinada a Aliança pela Educação Profissional Brasileira, uma parceria entre o MEC e a Huawei.
Também participaram do evento reitores dos institutos federais; o ministro-conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Jiang Dehua; o vice-presidente de Relações Públicas da Huawei América Latina, Atilio Rulli; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; e representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
(DGCOM/IFPB - Com informações do MEC, MCTI e Conif)