Noticia
Pesquisadores do IFPB da área de construção participam de evento internacional
As pesquisa científica na área de construção sustentável tem avançado de forma significativa. Uma das formas é através do intercâmbio de conhecimentos e inovações. Neste mês de novembro, o Instituto Federal da Paraíba reforçou o compromisso com o avanço das práticas sustentáveis e a pesquisa de alta qualidade, através da participação de pesquisadores no 5º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis (CLBMCS 2024), realizado em Lisboa.
A pesquisa apresentada pelo professor Prof. Eduardo Teixeira, do campus Campina Grande, se debruçou sobre materiais de construção não-convencionais, buscando soluções inovadoras que promovam o uso eficiente de recursos e a redução de impactos ambientais. Também foi destaque os estudos apresentados pelo professor do Campus João Pessoa, Marcos Alyssandro Soares e os estudantes Elias Mendes e Thiago Vicente, ambos do curso de Engenharia Civil do Campus João Pessoa.
Houve ainda outros dois trabalhos de grande relevância na área de construção sustentável. O primeiro, intitulado Microestrutura de Concretos Preparados com Resíduo Oriundo da Extração de Calcário de Alta Densidade, foi apresentado também pelo Prof. Eduardo Teixeira. Este estudo investiga o uso de resíduos provenientes da extração de calcário em matrizes cimentícias, propondo uma alternativa sustentável para o aproveitamento desses resíduos e destacando seus efeitos na microestrutura do concreto, com potencial para reduzir a extração de recursos naturais e aumentar a durabilidade dos materiais de construção.
O segundo trabalho, Avaliação da Nanodureza em Misturas 3DCP na Zona Interfacial de Camadas Impressas, foi apresentado pelo Prof. Marcos Alyssandro, líder de Grupo de Pesquisa CNPq do campus João Pessoa. A pesquisa analisa a resistência e a integridade na interface das camadas de concreto impresso em 3D (3DCP), aplicando técnicas de avaliação de nanodureza para otimizar a qualidade e a durabilidade das construções feitas por impressão 3D. Esse estudo é pioneiro na aplicação de testes de nanodureza em concretos impressos e representa um avanço importante para a industrialização de técnicas de construção automatizadas e sustentáveis.
Outros quatro estudos foram apresentados pelo grupo de pesquisa, dentre eles: Avaliação de Misturas Solo-Cimento Portland para Impressão 3D (apresentado por Thiago da Silva Vicente); Avaliação da capacidade de Impressão de Misturas 3DCP com Baixo Teor de Cimento e Alto Teor de Fíler Calcário Reforçadas com Fibras (apresentado por Elias de Oliveira Mendes); Influência da Cinza de Bagaço de Cana-de-Açúcar nas Propriedades Reológicas de Misturas com Baixo Teor de Cimento para Manufatura Aditiva (apresentado por Marcos Alyssandro Soares dos Anjos); Propriedades no Estado Fresco de Compósitos 3DCP com Perlita Expandida (apresentado por Marcella Barbosa orientanda de doutorado do Professor Marcos).
“A participação no CLBMCS 2024 reforça o papel do IFPB na busca por soluções inovadoras que promovam a sustentabilidade no setor de construção civil, além de expandir as possibilidades de colaboração acadêmica internacional. O evento permitiu que os pesquisadores do IFPB não apenas compartilhassem seus resultados, mas também construíssem parcerias estratégicas com instituições de Portugal e de outros países, ampliando o alcance e o impacto de suas pesquisas”, comentou a Diretora de Pesquisa da PRPIPG Deyse Morgana.
Intercâmbio reforça a internacionalização - O professor Eduardo Teixeira está em intercâmbio de pesquisa na Universidade do Minho, e realiza estudos e pesquisas visando o desenvolvimento de bloco de concreto sustentável para uso em recifes artificiais. A proposta de pesquisa internacional entre o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Campina Grande e a Universidade do Minho em Portugal surge da necessidade de fortalecer laços acadêmicos e científicos entre as duas instituições, bem como de promover o avanço do conhecimento em áreas estratégicas.
A ampliação das iniciativas de pesquisa desenvolvidas no IFPB a partir do grupo de pesquisa "Desenvolvimento de materiais de construção não convencionais: sustentabilidade, durabilidade e desempenho", são apoiadas pela PRPIPG. O grupo está contemplado no Edital Conecta Mais Grupos de Pesquisa e desenvolve, com o fomento de outros editais internos e externos ao IFPB, 08 Projetos de Pesquisa com participação de 15 discentes bolsistas e voluntários.