Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 11 > Pesquisadores do IFPB da área de construção participam de evento internacional

Noticia

Pesquisadores do IFPB da área de construção participam de evento internacional

Com foco na construção sustentável, participação projeta IFPB no cenário internacional da pesquisa cientifica
por Patrícia Nogueira publicado: 14/11/2024 10h58 última modificação: 18/11/2024 16h21

As pesquisa científica na área de construção sustentável tem avançado de forma significativa. Uma das formas é através do intercâmbio de conhecimentos e inovações. Neste mês de novembro, o Instituto Federal da Paraíba reforçou o compromisso com o avanço das práticas sustentáveis e a pesquisa de alta qualidade, através da participação de pesquisadores no 5º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis (CLBMCS 2024), realizado em Lisboa.

A pesquisa apresentada pelo professor Prof. Eduardo Teixeira, do campus Campina Grande, se debruçou sobre materiais de construção não-convencionais, buscando soluções inovadoras que promovam o uso eficiente de recursos e a redução de impactos ambientais. Também foi destaque os estudos apresentados pelo professor do Campus João Pessoa, Marcos Alyssandro Soares e os estudantes Elias Mendes e Thiago Vicente, ambos do curso de Engenharia Civil do Campus João Pessoa. 

Houve ainda outros dois trabalhos de grande relevância na área de construção sustentável. O primeiro, intitulado Microestrutura de Concretos Preparados com Resíduo Oriundo da Extração de Calcário de Alta Densidade, foi apresentado também pelo Prof. Eduardo Teixeira. Este estudo investiga o uso de resíduos provenientes da extração de calcário em matrizes cimentícias, propondo uma alternativa sustentável para o aproveitamento desses resíduos e destacando seus efeitos na microestrutura do concreto, com potencial para reduzir a extração de recursos naturais e aumentar a durabilidade dos materiais de construção.

O segundo trabalho, Avaliação da Nanodureza em Misturas 3DCP na Zona Interfacial de Camadas Impressas, foi apresentado pelo Prof. Marcos Alyssandro, líder de Grupo de Pesquisa CNPq do campus João Pessoa. A pesquisa analisa a resistência e a integridade na interface das camadas de concreto impresso em 3D (3DCP), aplicando técnicas de avaliação de nanodureza para otimizar a qualidade e a durabilidade das construções feitas por impressão 3D. Esse estudo é pioneiro na aplicação de testes de nanodureza em concretos impressos e representa um avanço importante para a industrialização de técnicas de construção automatizadas e sustentáveis.

Outros quatro estudos foram apresentados pelo grupo de pesquisa, dentre eles: Avaliação de Misturas Solo-Cimento Portland para Impressão 3D (apresentado por Thiago da Silva Vicente); Avaliação da capacidade de Impressão de Misturas 3DCP com Baixo Teor de Cimento e Alto Teor de Fíler Calcário Reforçadas com Fibras (apresentado por Elias de Oliveira Mendes);  ⁠Influência da Cinza de Bagaço de Cana-de-Açúcar nas Propriedades Reológicas de Misturas com Baixo Teor de Cimento para Manufatura Aditiva (apresentado por Marcos Alyssandro Soares dos Anjos);  Propriedades no Estado Fresco de Compósitos 3DCP com Perlita Expandida (apresentado por Marcella Barbosa orientanda de doutorado do Professor Marcos).

“A participação no CLBMCS 2024 reforça o papel do IFPB na busca por soluções inovadoras que promovam a sustentabilidade no setor de construção civil, além de expandir as possibilidades de colaboração acadêmica internacional. O evento permitiu que os pesquisadores do IFPB não apenas compartilhassem seus resultados, mas também construíssem parcerias estratégicas com instituições de Portugal e de outros países, ampliando o alcance e o impacto de suas pesquisas”, comentou a Diretora de Pesquisa da PRPIPG Deyse Morgana.

Intercâmbio reforça a internacionalização - O professor Eduardo Teixeira está em intercâmbio de pesquisa na Universidade do Minho, e realiza estudos e pesquisas visando o desenvolvimento de bloco de concreto sustentável para uso em recifes artificiais. A proposta de pesquisa internacional entre o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Campina Grande e a Universidade do Minho em Portugal surge da necessidade de fortalecer laços acadêmicos e científicos entre as duas instituições, bem como de promover o avanço do conhecimento em áreas estratégicas. 

A ampliação das iniciativas de pesquisa desenvolvidas no IFPB a partir do grupo de pesquisa "Desenvolvimento de materiais de construção não convencionais: sustentabilidade, durabilidade e desempenho", são apoiadas pela PRPIPG. O grupo está contemplado no Edital Conecta Mais Grupos de Pesquisa e desenvolve, com o fomento de outros editais internos e externos ao IFPB, 08 Projetos de Pesquisa com participação de 15 discentes bolsistas e voluntários.


registrado em: