Noticia
CODIR realiza última Reunião Ordinária de 2024
O Colégio de Dirigentes do IFPB realizou na tarde desta quinta-feira (05) a 73ª Reunião Ordinária. O encontro presencial foi no Campus Cajazeiras, que neste mês de dezembro completa 30 anos de atividades. A reunião do CODIR teve a presidência da reitora Mary Roberta e foi a última do ano de 2024. Um dos pontos discutidos foi uma nova ferramenta de gestão.
Inicialmente nos informes, a reitora Mary Roberta fez um balanço das audiências mantidas este mês com os parlamentares da bancada paraibana em Brasília. Nas visitas aos deputados federais e senadores, a reitora falou da importância do papel do IFPB para a educação e pleiteou emendas de bancada para o Projeto de Lei Orçamentária de 2025. “Agradeço aos Diretores-Gerais que me acompanharam nas visitas, os recursos que esperamos ser contemplados vão atender a expansão e modernização da infraestrutura do IFPB”.
Na sequência o Diretor-Geral do Campus Santa Rita, Sabiniano Araújo, falou sobre a programação da IX Semana de Eventos Integrados em Educação,Ciência e Tecnologia que acontecerá de 9 a 14 deste mês. Durante o evento haverá mostras de arte e cultura, projetos de pesquisa e extensão, experimentos, mostra de profissões e ações ligadas à inclusão, diversidade, saúde e segurança do trabalho. “O objetivo é apresentar a comunidade os projetos desenvolvidos por nossa equipe de docentes, discentes e técnicos, em conformidade com os pilares do ensino, pesquisa e extensão” disse o gestor.
Em seguida o Pró-Reitor de Ensino, Neilor César, e a Diretora de Educação Pedagógica, Lucrécia Petrucci, apresentaram uma ferramenta de gestão que vai facilitar a tomada de decisões: o Observatório do Ensino. A nova ferramenta que já está sendo usada pelos Diretores de Ensino do IFPB, trabalha com os indicadores e índices do ensino. O Diretor da DGTI, Fábio Albuquerque, que desenvolveu a ferramenta, explicou a sua funcionalidade e fez uma demonstração.
O Observatório do Ensino que utiliza dados do Portal do Estudante do IFPB, trabalha a princípio, com quatro indicadores: relação inscrito/vagas, aluno/professor, índice de eficiência acadêmica e atendimento aos percentuais legais de oferta de vagas. ”Essa ferramenta vai nos ajudar a avaliar a situação de matrículas e o desempenho dos nossos estudantes, acompanhando o efetivo ingresso, permanência e conclusão com êxito dos nossos discentes. Com isso podemos tomar decisões em tempo real” afirmou o Pró-Reitor Neilor. A nova ferramenta será disponibilizada para acompanhamento dos Diretores-Gerais.
O último ponto da pauta foi a Matriz de Distribuição Orçamentária Conif (Portaria nº 646, de 25 de agosto de 2022). O Pró-Reitor de Administração e Finanças, Albino Nunes e o Pró-Reitor Neilor Cesar, destacaram fatores que são considerados na matriz que estabelece os critérios para a divisão do orçamento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e suas instituições. ”Estamos discutindo como é feita essa composição e como podemos utilizar critérios próprios para a distribuição orçamentária entre os campi, tendo em vista o estudo de indicadores e parâmetros dos campi que são usados para sua construção” explicou o Pró-Reitor de Ensino.
Durante a reunião do CODIR também foi apresentado o Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação (PartiuIF). O Programa instituído esse mês, visa oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas, e recompor as habilidades necessárias para melhorar as oportunidades de acesso e permanência no Ensino Médio da Rede Federal. Conheça mais sobre esse novo programa do Governo Federal nesse link.
*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM