Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 12 > Estudante do IFPB tem jornada transformadora na Universidade de Coimbra, em Portugal

Noticia

Estudante do IFPB tem jornada transformadora na Universidade de Coimbra, em Portugal

Geovana Stefani realiza o sonho de estudar na Europa e prepara o futuro profissional na área da inteligência artificial
publicado: 11/12/2024 11h00 última modificação: 12/12/2024 14h27

Pensando em seu futuro profissional, Geovana Stefani, aluna de Engenharia de Computação, no Campus Campina Grande do IFPB, está avançando em conhecimentos na área de Inteligência Artificial, com o foco em bioinformática. Ela realiza a sua primeira experiência no exterior, graças ao programa Mobilidade Acadêmica, articulado pela Assessoria de Relações Internacionais do IFPB (Arinter), em um intercâmbio na Universidade de Coimbra, em Portugal, com matrícula na Licenciatura em Engenharia informática, além de cursar disciplinas do Mestrado da mesma área.

A transição, entre a Paraíba e Portugal, foi marcada por uma série de desafios e descobertas, desde o impacto cultural até a imersão em um ambiente acadêmico diverso e exigente; mas Geovana enfrenta cada experiência com determinação. O programa de intercâmbio contribui com a dispensa do pagamento da mensalidade na universidade, mas todo o resto da despesa é por conta do aluno. No caso, Geovana conta com o apoio da família para custear as despesas.

A estudante do IFPB está vivenciando uma oportunidade única de aprendizado, cursando disciplinas, muitas delas inéditas no currículo brasileiro da sua formação, que possibilitam a realização de projetos inovadores, a exemplo de iniciativas na área de Inteligência Artificial generativa capaz de criar moléculas para aplicação na medicina. Na área de bioinformática, Geovana participa no Mestrado de um projeto com o título “intelligence for small molecule drug design”. Também há outro projeto com algoritmo na identificação do DNA, que é uma tecnologia de ponta no setor da medicina legal.

A estudante brasileira está fascinada pelo ritmo e qualidade da educação em Coimbra e com as oportunidades de aprendizado em um ambiente de novas experiências culturais. "Eu escolhi disciplinas que não existem no meu curso no Brasil e estou me especializando em inteligência artificial aplicada, algo que sempre me fascinou", comenta Geovana, acrescentando que “o modelo acadêmico baseado em projetos semanais é desafiador, mas traz uma experiência prática muito eficiente e que acelera o aprendizado”.

Além do desenvolvimento acadêmico, a experiência multicultural, com colegas de diversos países e aulas ministradas em inglês, tem sido transformadora. "No início, foi um choque, mas hoje vejo o quanto cresci em tão pouco tempo", revela a aluna do IFPB.

A vivência em Portugal se traduz em importantes experiências sobre cidadania e organização social. "A estética urbana é impecável, tudo é bem planejado, e as diferenças sociais não são tão visíveis quanto no Brasil". Nesse contexto de vivências multiculturais, Geovana acredita que sua presença como estudante brasileira ajuda a desconstruir estereótipos. "Tenho mostrado, com minha dedicação e simpatia, que os brasileiros têm muito a oferecer. Professores e colegas percebem nossa energia e capacidade de adaptação” afirma a estudante.

Na Universidade de Coimbra.jpgGeovana destaca que a burocracia dificulta a vida dos estudantes intercambista desde a iniciativa de tirar um passaporte, comprar passagens, encontrar uma residência, etc. Nesse sentido, ela destaca o papel da Arinter e a articulação que conseguiu fazer com os estudantes intercambistas para se preparar para a viagem. Para os colegas do IFPB, ela afirma que o intercâmbio é um grande sacrifício, mas que vale a pena, e deixa um incentivo: “Prepare-se bem, invista no aprendizado de inglês e nas disciplinas do curso. Vale a pena cada esforço para vivenciar algo tão transformador".

Geovana vai passar seu primeiro Natal e Ano Novo fora do ambiente afetivo familiar. Ela reconhece que não vai ser fácil, mas pretende suprir essa lacuna com a companhia dos colegas, que já estão se articulando para prover uma ceia natalina. 

registrado em: