Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 12 > Estudante do IFPB se sente valorizado em intercâmbio na Universidade de Coimbra

Noticia

Estudante do IFPB se sente valorizado em intercâmbio na Universidade de Coimbra

O intercâmbio internacional amplia os horizontes acadêmicos e profissionais dos estudantes do IFPB
publicado: 23/12/2024 07h24 última modificação: 23/12/2024 14h27

O programa de internacionalização da educação, da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, está contribuindo para a formação de um segmento estudantil no país que demonstra um diferencial na conscientização sobre o conceito de qualidade na educação científica, profissional e tecnológica.

Mas o resultado do programa que envia estudantes dos institutos federais para o aprimoramento da formação em países mais desenvolvidos, também alcança um nível de excelência na formação para os processos de cidadania plena e humanização política e social.

Emerson Ian Bezerra, aluno do curso de Bacharelado em Engenharia de Computação, Campus Campina Grande, do IFPB, está fazendo um intercâmbio através do programa estudante mobilidade, coordenado pela Arinter, na Universidade de Coimbra, em Portugal. Ele está cursando disciplinas nas licenciaturas em Engenharia Informática e Ciências de Dados.

O estudante afirma que está se desdobrando em esforços para garantir um resultado de alta qualidade nessa experiência internacional. Em decorrência, Emerson está colhendo os resultados da sua dedicação integral aos estudos, sendo considerado um excelente aluno pelos professores dos cursos nos quais está matriculado.

Emerson está desenvolvendo um projeto na área de inteligência artificial, em parceria com um colega de turma, que tem superado as expectativas dos professores. Ele acredita que sua dedicação e resultados positivos contribuem para melhorar percepção sobre os brasileiros no ambiente acadêmico internacional.

O referido estudante enfatiza que a experiência do intercâmbio ampliou suas perspectivas e possibilidades para o futuro, embora ainda não tenha compreendido completamente o impacto dessa vivência em sua vida acadêmica.

O estudante destaca o apoio que tem recebido do campus Campina Grande, do IFPB, com ajuda de custo para suprir as despesas, que são bastante altas devido à desvalorização do real frente ao euro. Ele também ressaltou o apoio que recebeu da Arinter em termos de orientação para entrar no programa de intercâmbio.

Diferenças sociais e culturais

As diferenças culturais entre Brasil e Portugal, apesar dos dois países compartilharem a mesma Língua, não passam despercebidas. Emerson destaca diferenças culturais entre brasileiros e portugueses, especialmente, em relação à socialização e disposição para o apoio mútuo. Nesse sentido, ele enfatiza a disponibilidade dos brasileiros para a convivialidade e solidariedade.

Ele também fez observações sobre as diferenças na estrutura social das duas sociedades, enfatizando a qualidade da segurança e dos transporte públicos em Portugal. Emerson observou, ainda, que os portugueses são mais reservados nas relações interpessoais, mas demonstram maior respeito e polidez em situações cotidianas, como no trânsito, em filas de supermercados e outras situações. Sem falar na oportunidade que tem de conhecer pessoas de diferentes países e como isso contribui para o seu aprendizado cultural.

Como acontece com os demais alunos que têm a oportunidade de participar de um programa de intercâmbio, Emerson destaca o impacto da experiência em sua perspectiva sobre respeito, consciência cívica e qualidade de vida. Ele enfatiza que, ao retornar ao Brasil, pretende manter alguns costumes adquiridos, especialmente os relacionados ao respeito mútuo que lhe parece ser uma peculiaridade da sociedade europeia.

A partir deste ponto de vista, Emerson identifica a necessidade urgente de mudanças no Brasil, focando no respeito às regras sociais, maior consciência sobre o cenário politico atual do país e o engajamento cívico, inspirado pelo que observou em Portugal.