Noticia
Evento com participação do IFPB debate desafios e oportunidades para a inovação
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) participou da 34ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), realizada entre os dias 2 e 5 de dezembro em São José dos Campos-SP. Estiveram no evento o diretor-geral da NEO-IFPB, professor Valdecir Moreno, e o servidor Jobson Louis, do Campus João Pessoa.
Segundo Valdecir Moreno, a conferência é uma promoção da Anprotec em parceria com o Sebrae, e esta foi a primeira vez que o IFPB fez parte do evento como membro associado. “O IFPB se filiou à associação neste ano, mas participa dos encontros da Anprotec desde 2020”, disse.
Atualmente, a Anprotec conta com mais de 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação, sendo uma entidade de grande relevância para o ecossistema de inovação brasileiro.
Para o diretor-geral da agência de inovação NEO, vários motivos tornam relevante a participação do IFPB, agora como membro associado, na 34ª conferência da Anprotec. “Primeiramente a possibilidade de participação em programas de capacitação e treinamento para melhorar a gestão e inovação com descontos exclusivos; formar novas conexões com outros ambientes de inovação, incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras e instituições de ensino e pesquisa; ter acesso a material e publicações internacionais, ter divulgação institucional ampla em todo o território nacional com apoio a projetos de incubação e gestão de ambientes de inovação do IFPB”, explicou.
Conforme Valdecir Moreno, as temáticas, bem como as boas práticas apresentadas na conferência, permitiram localizar o Instituto entre as grandes ICTs do Brasil. “Estamos no caminho certo”, afirmou. “Com vistas de gestor de inovação do IFPB, percebo que o momento foi excelente para nossas missões em 2025. A expectativa é gerar várias spin-offs acadêmicas e dar apoios a um grande número de empreendimentos inovadores”, comentou.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES - A 34ª Conferência da Anprotec reuniu importantes nomes do setor, promovendo debates e compartilhamento de conhecimento sobre os desafios e oportunidades para a inovação no Brasil. Entre os principais temas abordados no evento, destacam-se a articulação do sistema de financiamento de ambientes de inovação, a atual situação da distribuição dos parques tecnológicos e a importância desses ecossistemas para o desenvolvimento regional. Na programação, também houve um workshop sobre a articulação entre ambientes de inovação e grandes empresas, além de visitas técnicas ao Parque de Inovação Tecnológica (PIT) em São José dos Campos e à incubadora Nexus, dentre outras. Para o diretor-geral da NEO-IFPB, as visitas técnicas aos ambientes de incubação foram estratégicas para implantação de dois programas aprovados em 2024, o EmprenderTec (voltado ao empreendedorismo e que deverá chegar a todos os campi do IFPB) e o Inovai (Programa de Incubação de Empresas que regulamenta a inserção de Núcleos espalhados pelo estado, formando uma rede de laboratórios e de compartilhamento de soluções).
Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/IFPB