Noticia
IFPB participa do lançamento do Ciclo II do Projeto Alvorada
Na terça-feira, 17 de dezembro, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) esteve presente no lançamento do Ciclo II do Projeto Alvorada, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em Brasília. O projeto Alvorada tem o objetivo de promover a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares.
A solenidade contou com a assinatura simbólica dos Termos de Execução Descentralizada (TEDs) com a participação do Pró-reitor de Extensão e Cultura substituto do IFPB, Alexsandro Ribeiro de Melo, representando a instituição. O IFPB por meio da Proexc irá gerenciar R$ 1.370.160,00 que serão utilizados para a execução dos TEDs na oferta do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista Residencial e Predial.
Para Alexsandro, a participação do IFPB no lançamento do Ciclo II foi uma oportunidade enriquecedora para aprimorar o entendimento sobre o programa, trocar experiências e fortalecer a preparação para uma nova etapa de impacto social transformador. “Vale ressaltar que o IFPB já participou do Ciclo I do Projeto Alvorada, reafirmando o compromisso com a qualificação profissional e a geração de oportunidades, promovendo uma educação acessível, inclusiva e transformadora para indivíduos e suas famílias”, frisou.
O IFPB foi selecionado para executar o Projeto Alvorada em dois campi: João Pessoa e Campina Grande, ocupando as duas primeiras colocações no processo seletivo a nível nacional. O curso tem carga horária total de 754h e atenderá 60 egressos do sistema prisional e seus familiares. O projeto terá uma execução prevista de 11 meses, iniciando em janeiro de 2025.
Durante o evento, foram realizadas palestras e painéis voltados para a formação das instituições executoras do programa em 2025. O coordenador administrativo do Projeto Alvorada no campus João Pessoa, Franklin Garcia Figueiredo, foi um dos palestrantes no painel: “Possibilidades e Desafios para a Inclusão Social e Produtiva de Pessoas Egressas do Sistema Prisional” .
O evento também destacou o papel transformador do projeto. “A participação no Projeto Alvorada é fundamental para promover a capacitação profissional e fortalecer a conexão com o mundo do trabalho, ampliando oportunidades inclusivas que transformam vidas e impactam positivamente”, enfatizou Franklin.
Edição: DGCom do IFPB com material da Proexc