Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 12 > IFPB participa do lançamento do Ciclo II do Projeto Alvorada

Noticia

IFPB participa do lançamento do Ciclo II do Projeto Alvorada

Curso para egressos do sistema prisional será em João Pessoa e Campina Grande
por publicado: 23/12/2024 16h44 última modificação: 23/12/2024 16h44

Na terça-feira, 17 de dezembro, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) esteve presente no lançamento do Ciclo II do Projeto Alvorada, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em Brasília. O projeto Alvorada tem o objetivo de promover a inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares. 

A solenidade contou com a assinatura simbólica dos Termos de Execução Descentralizada (TEDs) com a participação do Pró-reitor de Extensão e Cultura substituto do IFPB, Alexsandro Ribeiro de Melo, representando a instituição. O IFPB por meio da Proexc irá gerenciar R$ 1.370.160,00 que serão utilizados para a execução dos TEDs na oferta do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista Residencial e Predial. 

Para Alexsandro, a participação do IFPB no lançamento do Ciclo II foi uma oportunidade enriquecedora para aprimorar o entendimento sobre o programa, trocar experiências e fortalecer a preparação para uma nova etapa de impacto social transformador. “Vale ressaltar que o IFPB já participou do Ciclo I do Projeto Alvorada, reafirmando o compromisso com a qualificação profissional e a geração de oportunidades, promovendo uma educação acessível, inclusiva e transformadora para indivíduos e suas famílias”, frisou.

O IFPB foi selecionado para executar o Projeto Alvorada em dois campi: João Pessoa e Campina Grande, ocupando as duas primeiras colocações no processo seletivo a nível nacional. O curso tem carga horária total de 754h e atenderá 60 egressos do sistema prisional e seus familiares. O projeto terá uma execução prevista de 11 meses, iniciando em janeiro de 2025. 

Durante o evento, foram realizadas palestras e painéis voltados para a formação das instituições executoras do programa em 2025. O coordenador administrativo do Projeto Alvorada no campus João Pessoa, Franklin Garcia Figueiredo, foi um dos palestrantes no painel: “Possibilidades e Desafios para a Inclusão Social e Produtiva de Pessoas Egressas do Sistema Prisional” . ALVORADA franklin IFPB EM BSB.jpeg

O evento também destacou o papel transformador do projeto. “A participação no Projeto Alvorada é fundamental para promover a capacitação profissional e fortalecer a conexão com o mundo do trabalho, ampliando oportunidades inclusivas que transformam vidas e impactam positivamente”, enfatizou Franklin. 

 

Edição: DGCom do IFPB com material da Proexc



registrado em: