Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2024 > 12 > Intercampi 2024: tênis de mesa define campeões e modalidades coletivas chegam às semifinais

Noticia

Intercampi 2024: tênis de mesa define campeões e modalidades coletivas chegam às semifinais

Finais do handebol, futsal, vôlei e vôlei de praia acontecem nesta quinta-feira (19)
por publicado: 18/12/2024 21h43 última modificação: 18/12/2024 21h53

A edição deste ano dos Jogos Internos da Universidade está em sua reta final, e o terceiro dia de competições trouxe muitas emoções e surpresas. No que já se configura como um dos eventos mais aguardados do calendário acadêmico, os atletas mostraram todo seu talento, determinação e, acima de tudo, espírito esportivo, caracterizando mais uma vez o evento como uma grande celebração do esporte e da amizade entre estudantes de diferentes cursos e campi do instituto.

WhatsApp Image 2024-12-18 at 18.34.29.jpegAs disputas individuais de tênis de mesa, tanto no feminino quanto no masculino, tiveram seus vencedores definidos hoje. Na categoria feminina, as ganhadoras foram as representantes dos campi João Pessoa, Monteiro e Guarabira (ouro, prata e bronze, respectivamente). No masculino, o primeiro lugar ficou com o estudante do campus João Pessoa, seguido de um discente de Patos no segundo lugar e de um representante de Santa Rita na terceira posição. Com esses resultados, o tênis de mesa se junta ao xadrez, basquete e judô no rol das modalidades já concluídas nesta edição dos jogos.

As demais modalidades esportivas – futsal feminino e masculino, vôlei feminino e masculino, handebol feminino e masculino e vôlei de praia masculino e feminino – estão em fase de decisão, com os semifinalistas já definidos. As disputas por medalhas começam nesta quinta-feira (19), último dia dos jogos, às 07h30, no campus da UFCG, com a disputa pela medalha de bronze no handebol feminino. Em seguida, acontecem a disputa pelo ouro no feminino e as competições por medalhas no masculino. Após o handebol, também acontecem na UFCG as finais do futsal masculino e feminino. As competições finais do vôlei de praia masculino e feminino e do vôlei de quadra ocorrem na Unidade São Gonçalo.

Prata no Judô , estudante supera desafios 

medalhista de prata.jpegEle começou a praticar o Judô nas vésperas dos jogos, mas sua obstinação em superar desafios fez com que o jovem estudante César Ribeiro do  Campus Cabedelo Centro entrasse para defender seu campus. O seu professor foi o grande estimulador para que ele em tão pouco tempo de tatame, conseguisse a primeira medalha na modalidade peso leve até 66kg para sua unidade e ela veio logo de prata. "Eu fui muito batalhador.Eu confiei e acreditei. Meu professor foi importante neste processo ", conclui.  


Amizade, colaboração e espírito esportivo

Natan Lima, atleta de vôlei do Campus Cajazeiras, falou sobre a experiência nos jogos: “Os JIFs são muito importantes porque juntam as cidades do estado, mostram o espírito esportivo e nos dão incentivo para praticar esportes. Infelizmente esse é meu último ano, mas eu sou apaixonado por essa competição e queria jogar muito mais. Sou muito grato por tudo que aconteceu aqui”, declarou o estudante.

A importância da atenção à saúde mental e à confiança em si mesmos também foi outro ponto destacado pelos atletas. José Wilson, jogador de vôlei de Cajazeiras, afirmou que tanto os atletas quanto as comissões técnicas dedicam uma atenção especial ao cuidado com o bem-estar psicológico dos jogadores, componente sem o qual “o atleta perde a partida antes mesmo de entrar em quadra”, como falou o estudante.

Estudantes realizam trabalho voluntário nos jogos

ESTUDANTES VOLUNTÁRIOS.jpegRealizar um evento de grande porte é um desafio para os organizadores e muitas vezes o papel dos voluntários é fundamental para o bom andamento dos trabalhos. Os VII Jogos Intercampi do IFPB reúne centenas de atletas que competem em diversos espaços e para acompanhar todos os jogos e fazer os registros fotográficos e de vídeos é uma tarefa de várias mãos e neste sentido, os estudantes voluntários do Campus Sousa entraram em campo com muita dedicação, empenho e doação de tempo.

O estudante Igor Victor Rosa é um exemplo dessa dedicação. Desde o início dos jogos, ele tem dado um suporte nos registros das competições sempre solícito e disponível para ajudar. “ Pra mim foi uma experiência inesquecível. Foi um desafio que me permitiu crescer profissionalmente”, analisa. Além de Igor, a equipe contou com os estudantes voluntários Mary Denise Sousa, Andrea Natália Maia, João Guilherme Lacerda Casimiro, Francisca Amanda Duarte , Vitória Vale e Elany de Abreu .


Acesse o Boletim dos Jogos 


* Amanda Tavares e Ernani Baracho  jornalistas do IFPB
registrado em: