Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 01 > IFPB classifica duas equipes na fase preliminar da Huawei ICT Competition

Noticia

IFPB classifica duas equipes na fase preliminar da Huawei ICT Competition

Estudantes vão disputar a etapa nacional, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de fevereiro
por Angélica Lúcio publicado: 31/01/2025 20h56 última modificação: 05/02/2025 17h47

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) classificou duas equipes na fase preliminar da Huawei ICT Competition 2024-2025, realizada no dia 21 de janeiro de forma online. Os estudantes aprovados vão disputar a etapa nacional, que será realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro presencialmente. O torneio é promovido pela multinacional chinesa Huawei, que atua na área de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

As equipes do IFPB classificadas na etapa preliminar estão concorrendo nas trilhas Network (Redes) e Cloud (Nuvem). Sob a orientação do professor Michel Coura Dias, que é coordenador de Infraestrutura do Polo de Inovação do IFPB,  a equipe do IFPB na categoria Cloud é formada pelos estudantes Luis Kilmer (curso de Tecnologia em Sistemas para Internet - Campus João Pessoa), Ryan Correia (curso de Tecnologia em Redes de Computadores - Campus João Pessoa) e Daniel Almeida dos Santos (do curso de Engenharia de Controle e Automação - Campus Cajazeiras). 

“O Instituto Federal da Paraíba alcançou uma conquista significativa ao classificar sua equipe em primeiro lugar na trilha Cloud da Huawei ICT Competition 2024-2025. Os alunos Luis Kilmer, Ryan Correia e Daniel Almeida dos Santos somaram pontuações expressivas, com destaque para Daniel, que obteve a maior pontuação geral, 916 pontos. Isso evidencia a forte preparação técnica e o comprometimento do time”, comenta Michel Coura.

Professor Marcelo Portela com estudantes do IFPB da trilha NetworkJá na categoria Network, os estudantes Rafael Cavalcante de Sousa, João Victor Nepomuceno e Joseffer Maxwel Oliveira, do curso de Tecnologia em Telemática - Campus Campina Grande, integram o grupo coordenado pelo professor Marcelo Portela. 

“Eles se dedicaram com afinco na etapa preliminar da competição, conquistando a reputada certificação de mercado HCIA-Datacom. A expectativa para as próximas etapas é de domínio de novos conteúdos e de superação das equipes concorrentes”, afirma Portela. A certificação HCIA-Datacom é uma qualificação da Huawei que valida os conhecimentos e habilidades em redes de computadores e telecomunicações

Alunos do IFPB concorrem com equipes de outras instituições renomadas

Na etapa nacional da 2024-2025 da Huawei ICT Competition, os estudantes do IFPB vão disputar um lugar no pódio competindo com equipes de outras instituições renomadas do Brasil. Na trilha Network, a disputa será com alunos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), do Instituto Federal do Ceará (IFCE), do Instituto Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da Universidade Federal de Roraima (IFRR). 

Na trilha Cloud, os concorrentes do IFPB (cuja equipe ficou em primeiro lugar na pontuação) são oriundos da Uece, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Instituto Federal de São Paulo, do Instituto Iracema, da Universidade de Brasília (UNB), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de São Paulo (USP). 

Equipe do IFPB que disputa torneio da Huawei na trilha Cloud.jpeg“Observando os demais competidores, instituições como a Unemat e a Uece também tiveram desempenhos notáveis, o que reforça a qualidade e o equilíbrio da competição", declara Michel Coura.  "A expectativa para a próxima etapa é elevada, já que o IFPB demonstrou grande domínio nos conteúdos e pode consolidar seu protagonismo nacional. Contudo, com adversários igualmente qualificados, como Senai, UnB e USP, o nível de disputa promete ser acirrado”, diz.

Na última edição, as equipes do IFPB se destacaram na etapa internacional da Huawei ICT Competition, realizada na China, conquistando 1º lugar na trilha Innovation (Inovação), 2º lugar na categoria Network (Redes) e 3º lugar na trilha Cloud (Computação em nuvem). “Estamos confiantes de que o IFPB, com os times de Network e Cloud, poderá não apenas repetir o sucesso de anos anteriores, mas também inspirar outras equipes com seu exemplo de excelência e inovação tecnológica”, acrescenta o professor Michel.

SAIBA MAIS:

  • A Huawei ICT Competition é dividida em quatro etapas: brasileira (preliminar e final nacional), latino-americana e global, que será realizada na sede da Huawei em Shenzhen (China) em maio deste ano;
  • Em todas as fases, os competidores testam os conhecimentos por meio de provas e exames práticos por equipes; 
  • Os temas são distribuídos em três categorias: redes de conectividade (como WLAM, segurança e datacom), nuvem (como big data e inteligência artificial) e computação (como openEuler, openGauss e Kunpeng); 
  • Para a prova presencial, a Huawei custeará despesas com viagens, hospedagens e os custos dos participantes. A final nacional será no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro-RJ.

Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/Reitoria-IFPB