Noticia
Servidora conclui mestrado em Portugal com estudo sobre evasão escolar
A servidora do IFPB, Patrícia Pereira, concluiu o Mestrado em Gestão Empresarial, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, Norte de Portugal, nessa quinta-feira (30), com a apresentação do relatório de um estágio curricular realizado na organização Sharkcoders Geniuses of Tomorrow, empresa de tecnologia para formação de crianças e adolescentes.
O referido trabalho com o título de: “Engagement dos colaboradores e retenção dos clientes – um estudo prático”, contou com a orientação dos professores-doutores Rui Madeira, Frederico Branco e Andreas Vilela. Segundo Patrícia, a referida instituição, que tem 24 franquias em Portugal, apresentou um problema na retenção dos alunos, sendo que uma grande quantidade de estudantes se matricula, mas abandona os estudos no ano seguinte. O fenômeno chama-se, popularmente, evasão escolar, e também é muito comum no Brasil.
Desta forma, a mestranda estudou os fatores que levam à evasão, bem como as possibilidades de se criar um ambiente organizacional favorável que atenda às expectativas dos colaboradores e clientes. “A experiência proporcionou-me uma grande aprendizagem em gestão organizacional que complementa a minha experiência no setor de gestão do ensino público no Brasil”, enfatizou Patrícia, acrescentando que o estudo permitiu identificar boas práticas e as dinâmicas aplicáveis nos referidos contextos, fortalecendo competências.
Investimento na capacitação de servidores
Patrícia Pereira é uma das servidoras do IFPB, com lotação na Reitoria, beneficiada com a política de liberação de servidores para capacitação strictu e lato-sensu em instituições dentro e fora do país, mantendo a devida remuneração. Ela ficou afastada durante dois anos para fazer o referido curso de Mestrado na UTAD.
Um fator importante dessa iniciativa é que o conhecimento adquirido por Patrícia poderá atravessar fronteiras e contribuir, também, para se conhecer melhor o problema da evasão escolar nas instituições brasileiras. “Entendo que muitas das estratégias utilizadas para melhorar a retenção de alunos em Portugal podem ser aplicadas na realidade brasileira, destacando-se o papel fundamental dos professores e servidores no engajamento estudantil”, revela.
Sobre a experiência do intercâmbio internacional, Patrícia ressalta a importância de sair da zona de conforto para realizar o seu sonho: “Sair do Brasil, enfrentar dificuldades e concluir esse projeto me fez enxergar novas possibilidades. Meu objetivo agora é compartilhar esse conhecimento com quem deseja seguir o mesmo caminho”, afirma.
Ela espera que o seu exemplo de perseverança inspire outros colegas do IFPB a buscar a qualificação internacional, melhorando a sua carreira e contribuindo com a educação do país. “Já recebi mensagens de colegas dizendo que vão tentar um mestrado porque se sentiram motivados com minha história”, conta ela, orgulhosa do impacto que a sua experiência pode causar na vida de outros jovens.
A bagagem da experiência de uma formação profissional internacional, empodera Patrícia para novos desafios no âmbito profissional, sempre imbuída da consciência de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, como ela expressou.