Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 02 > IFPB certifica primeiras turmas do Programa Ciranda Formativa/PMQ

Noticia

IFPB certifica primeiras turmas do Programa Ciranda Formativa/PMQ

Solenidade aconteceu nesta quarta-feira (26) no auditório da Reitoria
por Heranir Oliveira publicado: 26/02/2025 18h36 última modificação: 26/02/2025 18h36

Um programa inspirado nas ideias de um escritor baiano, considerado um dos fundadores da Antropologia brasileira, levou nesta quarta-feira (26) um grupo de estudantes formados em sua maioria por trabalhadores vinculados a grupos produtivos a fortalecerem suas presenças no mercado de trabalho. Foi a certificação das primeiras duas turmas do Programa EcoSol- Ciranda Formativa Norte e Nordeste/Manuel Querino, do Ministério do Trabalho e Emprego, ofertado pelo Campus João Pessoa.

Durante seis meses 64 alunos fizeram o Curso FIC de Gestão de Empreendedorismo Coletivo. O público formado em sua maioria por catadores, artesãos, agricultores familiares e gestores públicos da Zona da Mata, Cariri e do Brejo foi capacitado em temas como planejamento, administração, finanças e comercialização. ”Esse curso foi uma excelente oportunidade para as pessoas entenderem o que é esse movimento da economia solidária que propõe uma produção coletiva, solidária em todos os sentidos” afirmou o estudante Celso de Morais.WhatsApp Image 2025-02-26 at 11.52.37.jpeg

WhatsApp Image 2025-02-26 at 14.34.17.jpegA mesa de encerramento do curso contou com as presenças da reitora Mary Roberta; Pró-Reitora da Proexc, Josy Batista; Diretora do Departamento de Qualificação Social e Profissional da Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda do Ministério do Trabalho, Cristina Kavalkievcz; Fernanda Sanches, Coordenadora Geral Administrativo Financeiro do Programa Manuel Quirino; Andreza Paiva Coordenadora das turmas do Campus João Pessoa, e o Superintendente adjunto da Superintendência do Trabalho e Chefe de Fiscalização na Paraíba, Abílio Sérgio.

“Abraçamos a economia solidária dentro da nossa política institucional, agradeço os vários parceiros que tivemos ao longo dessa jornada. É um prazer estar concluindo esta etapa no IFPB, na esperança de que possamos ofertar mais vagas atendendo pessoas de outros territórios” disse a Pró-Reitora Josy Batista.

Em seu discurso a reitora Mary Roberta fez referência a reconstrução do país proporcionada pelo Presidente Lula ” É com ele que a classe trabalhadora conta. A economia solidária cria esse aspecto de saber que um precisa do outro, precisamos valorizar esse tipo de trabalho’ disse.

”O cenário em Brasília é de muitas normas e pouco orçamento, então para nós esse momento da certificação significa uma retroalimentação, a politica pública precisa chegar a quem mais precisa, e aqui é um exemplo bem sucedido” disse Cristina Kavalkievcz, que agradeceu o apoio do Secretário Nacional de Economia Popular e Solidária do MTE, Gilberto Carvalho.

O Programa EcoSol- Ciranda Formativa Norte e Nordeste também ofereceu a Ciranda Infantil, uma experiência que proporcionou aos filhos dos participantes do curso o processo de escolarização. "Enquanto os pais estavam em sala de aula, educadores e recreadores ficaram com as crianças, algo inovador que muitos programas não garantem" disse a Coordenadora Regional do Programa Manuel Querino, Ana Paula Almeida. WhatsApp Image 2025-02-26 at 14.32.30.jpeg

O Programa EcoSol

É um programa de Qualificação Social e Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O Instituto Federal da Bahia (IFBA) é o responsável por coordenar as ações deste programa nas regiões Norte e Nordeste, contemplando 8 Institutos Federais do Nordeste, entre eles o IFPB.

 Manoel Querino

Nasceu em 1851 em Santo Amaro (BA) e dá nome ao Programa EcoSol. Foi um abolicionista e pioneiro nos registros antropológicos e na valorização da cultura africana na Bahia. É Considerado um dos fundadores da Antropologia brasileira e faleceu em 1923. O Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional é uma iniciativa que oferece às comunidades cursos FIC visando desenvolver competências e habilidades em pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 * Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM

registrado em: