Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 02 > IFPB lança projeto em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário

Noticia

IFPB lança projeto em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário

HORTAS PEDAGÓGICAS

Atividades vão beneficiar comunidades de São José dos Cordeiros, Cabedelo, Areia e Sousa
por Angélica Lúcio publicado: 22/02/2025 12h07 última modificação: 25/02/2025 09h14

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançaram, nesta sexta-feira (21), um projeto de extensão que vai aliar o conhecimento da academia aos saberes dos agricultores rurais, por meio da implantação de hortas pedagógicas. A apresentação oficial do projeto ocorreu no auditório da Casa Rosada, em João Pessoa, e contou com a presença da reitora Mary Roberta Meira Marinho e do deputado federal Luiz Couto (PT-PB), que foi um dos principais articuladores da proposta junto ao Governo Federal. O diretor-geral do Campus Sousa, Chico Nogueira, também prestigiou a cerimônia, juntamente com outros gestores, docentes e técnicos do Instituto.

Idealizado pelo professor Thyago de Almeida Silveira, do Campus Cabedelo, o projeto Hortas Pedagógicas - Capacitação Sociotecnológica em Hortas Familiares está sendo viabilizado por meio de uma iniciativa entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/IFPB) e a Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia (SAF/MDA).  Dessa forma, o IFPB e o MDA estarão contribuindo para os processos de fortalecimento da segurança alimentar e da geração de renda por meio da comercialização de produtos em feiras agroecológicas. 

Para a execução do projeto, estão disponíveis recursos no valor de R$ 288,6 mil. As atividades vão começar em São José dos Cordeiros, município localizado no Cariri paraibano a 237,5 km de João Pessoa. Depois, a iniciativa deve chegar a Cabedelo, Areia e Sousa. A ideia é apoiar a formação de agentes da assistência técnica e extensão rural (Ater) e de agricultores familiares, a partir da implantação e utilização de hortas pedagógicas para o cultivo de leguminosas, vegetais, plantas medicinais e Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais) em instituições e associações. 

Lançamento do projeto Hortas Pedagógicas 2 - Crédito da Imagem _ Jerusa Farias de Sousa.jpeg

Na solenidade, a reitora Mary Roberta lembrou que o papel do IFPB, por meio do projeto Hortas Pedagógicas, é não somente levar novos conhecimentos às comunidades rurais, inclusive criando um elo maior com os jovens, mas também aprender com os agricultores. A dirigente máxima do Instituto ainda agradeceu o apoio integral e constante do deputado federal Luiz Couto às iniciativas do IFPB. 

Para o deputado federal Luiz Couto, é necessário cuidar da natureza, que está sendo destruída. “É através do plantio de árvores e plantas, para o alimento e para a medicação popular, que nós vamos mudar esse espaço, e a mãe-terra vai poder dizer: Agora vocês estão cuidando da natureza”, afirmou. O parlamentar atuou diretamente junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para que o projeto Hortas Pedagógicas fosse aprovado.

Lançamento do projeto Hortas Pedagógicas 6 - Crédito da Imagem _ Jerusa Farias de Sousa.jpegO professor Thyago Silveira trabalha com a expectativa de que o projeto Hortas Pedagógicas possa se transformar, no futuro, em uma política pública que possa ser replicada. “Como todo projeto que tem uma execução prática, a gente imagina que ele possa se tornar uma política pública”, disse. “Então a gente começa, aos poucos, vai ao líder, faz a replicação dele e movimenta as autoridades, movimenta as mídias para que isso possa de fato chegar a mais espaços, mais lugares, que isso possa se tornar algo conhecido e possa ser democrático também”, explicou. 

Dentre os resultados esperados do projeto Hortas Pedagógicas, destacam-se: capacitação de agricultores, jovens, agentes de assistências técnica e rural, comunidades, associações e cooperativas; criação de berçários de mudas inteligentes; implantação de hortas pedagógicas modelo; realização de de dias de campo, visitas técnicas e eventos de formação e construção do conhecimento.

“O compromisso de chegar perto das comunidades é maior que os desafios”

A pró-reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Josi Batista, acredita que o mundo não muda de uma hora para outra, mas que é possível cada um fazer a sua parte. “Houve muitas dificuldades para chegar até aqui. Mas o desejo e a vontade que a gente tem, o compromisso que a gente tem de chegar perto das comunidades urbanas e rurais é maior que todos os desafios”, declarou. Em sua fala, a pró-reitora também destacou que, mesmo antes de haver recursos disponíveis, o professor Thyago Silveira já atuava  com esse propósito, levando orientação e conhecimento técnico às comunidades. “A gente não existe sem esse diálogo com a sociedade”, pontuou. 

Lançamento do projeto Hortas Pedagógicas 6 - Crédito da Imagem _ Angélica Lúcio .jpegDurante a cerimônia, o agricultor Marinaldo Junior falou, emocionado, que estava honrado em participar do lançamento do projeto Hortas Pedagógicas. Para ele, por meio desse tipo de iniciativa, os agricultores têm acesso a oportunidades para que os filhos possam se fixar na terra. “Não é somente dar o título de terra, é dar condições para que o agricultor possa se fixar, aprendendo técnicas novas”, disse. “Esse é um momento histórico. Isso é só um embrião. Daqui a algum tempo, estaremos aqui, falando dos frutos que colhemos”.   

De acordo com o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do MDA, Marenilson Batista da Silva, a iniciativa do Instituto Federal da Paraíba é de grande relevância. “É muito importante quando o IFPB se propõe a sair dos seus muros para fazer uma ação direta junto com os agricultores, com a agricultura familiar, com os assentados, com essa pegada da tecnologia e da geração de renda. Isso é um ganho muito grande”, destacou.  

Texto: Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/IFPB
Fotos: Jerusa Farias de Sousa e Angélica Lúcio