Noticia
III Festival Cultural da China contou com apoio do IFPB
O III Festival Cultural da China foi realizado na capital paraibana neste fim de semana com extensa programação no Espaço Cultural José Lins do Rego. O evento é organizado pela Universidade Federal da Paraíba, Governo do Estado e Consulado Geral da República Popular da China em Recife-PE, contando com o apoio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Universidade de Dalian de Línguas Estrangeiras (DUFL – China), dentre outros parceiros. O festival gratuito celebrou o Ano Novo Chinês, o Ano da Serpente, e fortaleceu o intercâmbio cultural entre Brasil e China.
A solenidade de abertura teve a presença da Reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, da reitora da UFPB, Terezinha Domiciano, do secretário executivo de Educação da Paraíba, José Edilson de Amorim, do secretário de Cultura do Estado, Pedro Daniel Santos e da representação chinesa. O IFPB foi representado também pela Assessora de Relações Institucionais e Internacionais, Mônica Maria Montenegro, e pelo assessor especial da área de inovação, Ramiro Manoel Pinto.
A abertura contou com a apresentação da Dança dos Leques, Dança dos Leões e Camerata Parahyba. O festival recebeu um público de milhares de pessoas, entre moradores de João Pessoa, turistas, representantes da embaixada, comunidade chinesa, professores, estudantes e entusiastas da cultura oriental.
A programação foi bem diversificada, com apresentações culturais, oficinas e exposições de produtos asiáticos e nordestinos, reforçando a troca cultural entre as regiões que permitem uma imersão na cultura chinesa, como: Oficina de Paper Cutting; Oficina das Lanternas; Oficina da Pintura Chinesa; Oficina de Arqueria; Oficina de Dança dos Leques; Oficina do Sachê Tradicional Perfumado; e, Oficina de Caligrafia. Além disso, contou com barraquinhas culturais: Barraquinha do Mandarim; Barraquinha das Roupas Tradicionais Chinesas; Barraquinha do Horóscopo; e, Barraquinha dos C-dramas.
Este festival simboliza uma importante ponte educacional e diplomática entre Brasil e China, como destaca a professora Ana Berenice Peres Martorelli, presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional. Segundo ela, a parceria internacional já resultou em bolsas de intercâmbio de verão, oportunidades de mestrado e graduações parciais na China, beneficiando a comunidade acadêmica e cultural. A iniciativa nasceu de estudantes do curso de Mandarim da UFPB, em colaboração com a Agência UFPB de Cooperação Internacional, e tem se consolidado como um dos eventos culturais mais significativos da região.
Edição: DGCom do IFPB com material de divulgação