Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 02 > Olade e IFPB assinam acordo de cooperação para o Projeto Etrela-IKI

Noticia

Olade e IFPB assinam acordo de cooperação para o Projeto Etrela-IKI

Um termo de subvenção com o Governo da Alemanha também foi assinado para as ações na área de energias renováveis
por Ana Carolina Abiahy publicado: 10/02/2025 15h32 última modificação: 15/02/2025 16h32

O Instituto Federal da Paraíba assinou um Termo de Cooperação com a Organização Latino-Americana de Energia (Olade), no dia 06 de fevereiro, formalizando a segunda etapa do Projeto Etrela-IKI fortalecendo o processo de implantação do Centro de Demonstração em Energias Renováveis. A assinatura do Termo foi realizada pela reitora Mary Roberta Meira Marinho na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) que está sendo fundamental para a consolidação do Projeto. O ato solene foi acompanhado pela pró-reitora Josi Batista e o professor Ademar Gonçalves da Costa Junior, coordenador do Projeto Etrela-IKI no IFPB.

Um Termo de Subvenção entre o IFPB e o fundo IKI (Iniciativa Internacional de Proteção Climática do Governo da Alemanha) também foi assinado na ocasião. O fundo alemão fomenta ações no Brasil, Colômbia, Honduras e República Dominicana. No Brasil, as ações são desenvolvidas pelo IFPB e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) por meio do Projeto Etrela-IKI, desde o ano de 2023. As iniciativas contam com a gestão da RENAC, instituição designada pela Alemanha que já realizou visitas ao IFPB para conhecer as potencialidades na área de energias renováveis.  

“Com a formalização dos termos assinados, o IFPB poderá receber equipamentos atualmente em fase de especificação, que atenderão às demandas dos treinamentos planejados até o final de 2026”, explica o professor Ademar. Ele destaca que o projeto prevê capacitações nas áreas de Energia Fotovoltaica, Energia Eólica e Eficiência Energética, por meio de treinamentos híbridos. Segundo Ademar, os cursos serão abertos à comunidade em geral, permitindo a participação de qualquer interessado, independentemente de vínculo formal com o IFPB.IFPB olade assinatura 2 - Copia.jpg

“Além disso, a iniciativa viabiliza a implantação do Centro de Demonstração e Desenvolvimento em Energias Renováveis e Sustentabilidade (CeDDERS) do IFPB, consolidando a atuação do Instituto na formação e desenvolvimento tecnológico do setor energético”, completou Ademar.

O professor Ademar fez questão de destacar o apoio de diversos setores do IFPB, fundamentais para a consolidação da versão final dos documentos. Ele destaca a colaboração da Procuradoria Federal do IFPB, da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter), além da Proexc e de docentes envolvidos no projeto.

Para a reitoria, a assinatura dos termos representa um marco para o fortalecimento das energias renováveis na região e reforça o compromisso do IFPB com a inovação e a sustentabilidade no setor energético, além do reforço em ações de internacionalização da Rede Federal.