Noticia
Reitora se reúne com representantes do SINTEF-PB
A Reitora do IFPB, Mary Roberta, juntamente com gestores do IFPB, reuniu-se com membros do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (SINTEF-PB), na tarde desta segunda-feira (17), no Prédio Coriolano de Medeiros.
A audiência foi solicitada pelo SINTEF-PB para tratar dos seguintes assuntos: realização de concursos e esclarecimento dos critérios para redistribuição; transparência na gestão do orçamento do IFPB; burnout e assédio moral dentro do IFPB; padronização dos editais de PGD; fim da folha de ponto; e regulamentação da carga horária docente no IFPB (mapa de atividades, PIT e RIT).
Com relação ao tema assédio moral, a Reitoria apresentou uma série de ações que estão sendo desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Uma dessas ações é a criação do Núcleo de Combate ao Assédio (NUCA), comissão vinculada à Rede de Combate ao Assédio (RCA), que tem como objetivo fomentar ações preventivas, educativas e de enfrentamento ao preconceito, práticas discriminatórias, situações de constrangimento, e aos assédios moral e sexual envolvendo a comunidade discente do IFPB. Outra ação apresentada pela Reitoria foi a transformação da Comissão Permanente de Sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares (COPSPAD-RE) em uma Corregedoria, cuja atividade contribui para o fortalecimento das ações de prevenção e combate ao assédio.
Ainda sobre este tema, o sindicato propôs a criação de uma campanha de prevenção ao assédio, a ser desenvolvida de forma conjunta entre o sindicato e a Reitoria.
Sobre a realização do concurso público do IFPB, a Reitoria esclareceu que a ação está dependendo da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA). Assim que o Congresso aprovar, a comissão já está montada e dará prosseguimento ao pleito.
Também foram esclarecidas as dúvidas do sindicato quanto ao PGD, ao mapa de atividades e à regulamentação da carga horária. No caso específico da regulamentação da carga horária, foi esclarecido que a resolução dessa questão depende da finalização de um Grupo de Trabalho (GT) criado durante as negociações da greve com o governo, que apresentará uma nova proposta de regulamentação da carga horária.
A Reitora agradeceu ao sindicato pela oportunidade de mais um diálogo, destacando que a Reitoria está sempre de portas abertas para receber os colegas do movimento, reconhecendo a importância do sindicato no fortalecimento da Instituição. A luta pelos direitos é legítima e tem o apoio da Reitoria. Esta reunião faz parte de um conjunto de ações que fortalecem a relação entre o sindicato e o IFPB.
Estiveram presentes na reunião: o pró-reitor de Ensino Neilor Cesar, a pró-reitora da PRPIPG Silvana Costa, pró reitora de Assuntos Estudantis Anna Clara Feliciano Mendonça, a ex-pró-reitora de Assuntos Estudantis Rivânia de Sousa Silva, o diretor de Gestão de Pessoas Daniel Vitor de Oliveira, o assessor Especial da Reitoria Adriano Melo, e o diretor de Planejamento, Desenvolvimento Institucional e Interiorização Anderson Bráulio da Silva.
Iris Souto Maior - jornalista do IFPB