Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 03 > Ações voltadas para melhorias da assistência à saúde estudantil marcam encontro na Reitoria

Noticia

Ações voltadas para melhorias da assistência à saúde estudantil marcam encontro na Reitoria

Na ocasião estiveram reunidos os Núcleos de Apoio Psicossocial e servidores da área de saúde
por Patrícia Nogueira publicado: 24/03/2025 12h29 última modificação: 26/03/2025 10h39

Durante os dias 24 e 25 os representantes dos Núcleos de Apoio Psicossocial (NAPS) e as equipes de enfermagem estão participando de uma capacitação oferecida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. O objetivo é preparar os profissionais para atuarem junto aos estudantes diante de novos desafios que envolvem a saúde física e mental. 

"O encontro oferece momentos de discussões e reflexões. Serão realizadas palestras e reuniões abordando temas como transtornos de ansiedade, com a participação de psiquiatras e temas voltados ao acolhimento do estudante", pontuou a Coordenadora de  Assistência à Saúde do Estudante (Coase), Carolina Simões. 

Além disso, projetos pilotoes exitosos realizados nos campi e idealizados pela Coase, como " Cinema na Escola, do professor Denis Decussatti " e "um olhar sobre a saúde do estudante", da professora Cláudia Silva serão compartilhados, visando sua ampliação para todos os campi. 

Acesse aqui a programação completa.  

“Esta é uma capacitação que traz temáticas que levam subsídios para os profissionais trabalharem nos campi, oferecendo suporte e sugestão de ações para que sejam desenvolvidas ao longo do ano”, disse a Pró-Reitora de Assistência Estudantil Anna Clara Mendonça. A gestão vem dedicando um olhar especial para a normativa sobre a restrição do uso de aparelhos eletrônicos nos campi. “É algo desafiador. Na capacitação, palestras sobre temas como a nomofobia e a ansiedade irão auxiliar as equipes a identificar estudantes com esses sintomas, e assim poder acolher e ajudar”, afirmou a Pró-Reitora.

Uma das participantes do encontro foi a  Coordenadora do NAPS do Campus Esperança, Elian Bezerra que falou dosservidoras do Campus Esperança.jpeg desafios enfrentados e da importância de momentos de troca de experiências para alcançar soluções conjuntas. “É de grande importância um evento como esse onde temos trocas de experiências dos desafios nos campi. Por não possuímos uma equipe multidisciplinar completa, acabamos tendo que abraçar questões de várias áreas, mas que com um trabalho integrado e de união conseguimos fazer o melhor”, disse a servidora que almeja a chegada de um psicólogo para otimizar os trabalhos.

O evento conta com a participação de cerca de 40 profissionais que têm atuação diretamente voltada para a saúde dos estudantes nos campi.