Noticia
IFPB participa de lançamento da Sala Lilás
Reforçando o compromisso institucional em atuar em prol de uma educação que combate as práticas de violência contra a mulher, o IFPB esteve presente na solenidade de lançamento do programa Antes que Aconteça, nesta sexta-feira (21), uma parceria do Governo Federal através do Ministério da Justiça e Governo da Paraíba.
A solenidade foi realizada nas dependências do Instituto de Polícia Científica, local onde foi inaugurada a primeira sala Lilás, um espaço de acolhimento, seguro e privativo para mulheres que sofreram violência. O espaço é inédito e é o primeiro no Brasil. Outras 52 salas devem ser criadas em todo estado e estarão presentes em fóruns e delegacias.
A Reitora do IFPB Mary Roberta Meira Marinho elogiou a ação e ratificou que é necessário o poder público se fazer presente em cada fase do combate ao feminicídio. "O apoio do governo com essa pauta é fundamental. Precisamos fortalecer cada fase de combate ao feminicídio. Nós, enquanto instituição pública, promovemos ações educativas que visam a prevenção e estamos aqui para reafirmar nosso compromisso com uma sociedade livre de violência contra mulher".
O IFPB se fez presente no lançamento com representantes de Pró-Reitorias (Silvana Cunha, da PRPIPG, Anna Clara, da PRAE, Alexsandra Chaves, da Proexc) diretorias de Campi (Jordânia Lucena, Princesa Isabel; Cláudia Brandão, Areia; Fred Campos, Pedras de Fogo) e diretorias sistêmicas (Lucrécia Teresa, DAP).
O governador João Azevedo classificou a ação como um marco no combate a violência contra mulher e lembrou que a Paraíba possui diversos programas que fortalecem esse combate como o Empreender Mulher, a patrulha Maria da Penha, o futuro Hospital da Mulher a ser inaugurado em Campina Grande "O estado acredita que fazer gestão pública é cuidar das pessoas. Somos um governo de inclusão", disse.
O Ministro da Justiça e Segurança Social, Ricardo Lewandowski, disse que o programa representa um salto em direção a uma maior humanização das relações sociais. " Uma marcha para um país mais justo, através da promoção da paz social. Parabéns a todo o povo da Paraíba".
A senadora Daniella Ribeiro, autora e Coordenadora Nacional do Projeto, falou sobre como nasceu a iniciativa e celebrou a importante parceria com o governo do Estado. "Esse plano é sonho nosso, mas isso não poderia acontecer se o líder não apoiasse", disse a Senadora em agradecimento ao governo do Estado.
O evento foi prestigiado por diversas autoridades representantes de esferas públicas federais, estaduais e municipais.