Noticia
IFPB vai discutir formação de docentes para EJA e PROEJA
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) vai realizar a primeira roda de conversas e seminário de formação de docentes voltado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O evento tem como objetivo qualificar professores e gestores para lidar com os desafios do ensino para esse público, que enfrenta dificuldades de acesso e permanência na escola. O seminário acontecerá nos dias 24 e 25 de abril no auditório da Reitoria e está aberto a professores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais interessados na temática.
Acesse AQUI o link para inscrição.
A iniciativa ocorre em um momento preocupante para essa modalidade de ensino. Dados do Censo Escolar 2023 mostram que cerca de 68 milhões de brasileiros acima de 18 anos não concluíram a educação básica. Além disso, o Brasil perdeu quase um milhão de matrículas na EJA entre 2018 e 2023, o que representa uma redução de aproximadamente 20% no número de alunos matriculados. Especialistas alertam que a evasão escolar e a falta de políticas públicas são os principais desafios para garantir o direito à educação desse público.
Segundo o Diretor de Educação Profissional do IFPB, Vinícius Batista, nos últimos dez anos houve um crescimento de 78% na oferta de cursos EJA no IFPB. “A instituição vem colaborando com a criação de novos cursos, novas ofertas de vagas, formação de docentes na área de educação de jovens e adultos e ainda debate sobre o currículo da EJA nos cursos de licenciatura” disse.
“O profissional que atua com jovens e adultos deve ter uma capacitação específica para lidar com esses alunos, uma vez que essa formação beneficiará o processo de aprendizagem e poderá contribuir para a permanência desses alunos, como também reduzir o índice de evasão escolar” alerta professor Vinícius.
A formação promovida pelo IFPB busca capacitar os docentes para enfrentar esses desafios e fortalecer a educação inclusiva, garantindo que jovens e adultos tenham oportunidades reais de qualificação e acesso ao mercado de trabalho.
Atividades
Dentro da programação do evento haverá uma mesa redonda sobre o “Cenário atual da Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal de ensino”. Entre os debatedores estarão: a professora Ana Lúcia Sarmento, Coordenadora do VII Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja) e docente do IFRN; e Diego Veloso Gomes, Coordenador da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA-EPT) do Instituto Federal de Goiás (IFG) e membro do Coletivo Nacional da EJA-EPT (Proeja).
Haverá ainda palestra da professora Maria Oliveira, Representante do Fórum de EJA da Paraíba e uma Roda de Diálogos com a participação de outros especialistas.
EJA E PROEJA
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivo principal dar acesso à educação e à capacitação a pessoas que não concluíram a Educação Básica na idade certa. No caso do PROEJA, programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica, consiste em uma modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que combina a formação básica com uma qualificação ou formação técnica, integrando os conhecimentos da educação geral com a formação profissional por meio de metodologias adequadas à realidade dos alunos. O programa busca resgatar e reinserir jovens e adultos no sistema escolar brasileiro, possibilitando acesso à educação e à formação profissional de modo concomitante.
*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM/ Arte: Pablo França- Programador Visual do IFPB