Noticia
IFPB promoverá “Welcome Day” para estudantes de 15 países estrangeiros
Em sintonia com os programas de internacionalização da educação, o IFPB promoverá no próxima segunda-feira (31), uma solenidade festiva (welcome day) para recepcionar os estudantes estrangeiros, oriundos de 15 países, que vão participar do programa de Estudante Convênio (PEC).
Já a Semana de Ambientação, para esses estudantes, acontecerá no período de 01 a 04 de abril, no Auditório da Reitoria. Os referidos eventos serão organizados pela Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (Arinter), Coordenação do PEC-G e PEC-PLE, em parceria com a Pró Reitoria de Ensino do IFPB.
Vale ressaltar que o PEC é coordenado, em nível nacional, pelos Ministérios da Educação e Relações Exteriores (MRE), tendo como objetivo a formação e a qualificação de estudantes estrangeiros, por meio da oferta de vagas gratuitas em cursos de língua portuguesa, de graduação ou de pós-graduação (mestrado e doutorado), em instituições de educação superior brasileiras.
No caso do IFPB, são ofertadas as modalidades do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G); e o Programa Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). O PEC-G oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.
Para o ano letivo de 2025, o IFPB está recebendo alunos de Angola, Benin, Burkina Faso, Cabo Verde, Guiné Bissau e República do Congo. Esses estudantes vão cursar ensino superior em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Telemática, Engenharia de Computação, Design Gráfico e Engenharia de Controle e Automação, nos Campi de Cabedelo, Campina Grande, Cajazeiras, João Pessoa e Sousa.
Os referidos estudantes estrangeiros, que são selecionados para cursar, gratuitamente, a graduação no IFPB, devem atender a alguns critérios, a exemplo de provar que são capazes de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa.
Os estudantes selecionados devem estar, preferencialmente, inseridos em programas de desenvolvimento socioeconômico, acordados entre o Brasil e seus países de origem. Os alunos aprovados nos referidos programas de intercâmbio assumem o compromisso de regressar ao seu país e contribuir com a área na qual se graduou.
No contexto do programa Estudantes-Convênio, os candidatos que pretendem cursar a graduação no Brasil por meio do PEC-G, mas que não forem de países falantes de língua portuguesa e não tiverem o comprovante de proficiência no idioma, podem participar do Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE).
Para a modalidade Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE), o IFPB estará recebendo, também para o ano letivo 2025, alunos oriundos do Benim, República do Congo, Colômbia, Timor-Leste, Índia, Gana, Nigéria, Bangladesh, Quênia, Jamaica e Guiana. Os referidos estudantes farão curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros (CLIPE), nos Campi de João Pessoa e Campina Grande, sob a supervisão da Professora Mônica Maria Montenegro de Oliveira, Coordenadora do PEC-PLE e PEC-G.