Noticia
Reitoria avança na implantação do Campus Alagoa Grande
A Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) deu um passo importante na implantação do campus em Alagoa Grande, na região do Brejo paraibano, com a realização de uma reunião na sexta-feira (21) em João Pessoa. O encontro reuniu diversos agentes públicos para discutir questões cruciais para o início da construção da nova unidade.
A reitora Mary Roberta Meira Marinho conduziu a reunião, que contou com a presença do prefeito de Alagoa Grande, João Bosco Carneiro Neto (Neto Carneiro), do ex-senador André Augusto Castro do Amaral e do ex-deputado André Amaral Filho, além de gestores do IFPB.
A reunião teve como foco principal a agilização das questões legais relacionadas à doação do terreno para o IFPB. A reitora destacou que o instituto já realizou diversas ações para viabilizar o campus, incluindo visitas da equipe de gestão ao local da futura unidade.
"Nossa equipe já esteve na cidade para avaliar o terreno e planejar a infraestrutura e a parte pedagógica. Hoje, estamos reunidos com agentes públicos para unir esforços e dar início ao projeto, que inclui tanto a construção como o planejamento pedagógico do campus", afirmou Mary Roberta. "O que a gente quer é iniciar e terminar as obras o mais rápido possível. A gente precisa se unir para avançar nesse contexto", acrescentou.
Além da doação efetiva da área onde será implantado o campus, a reunião abordou outros temas importantes para o início das obras, como terraplanagem, sondagem do solo, topografia, licenciamento ambiental, melhorias de acesso ao local e fornecimento de água e energia. Os participantes também discutiram possíveis parcerias entre a Prefeitura de Alagoa Grande e o IFPB, incluindo a cessão de uma escola municipal para atividades de ensino e a oferta de cursos e atividades de extensão e cultura na cidade.
Representando o IFPB, também participaram do encontro o pró-reitor de Ensino, Neilor Cesar; a pró-reitora de Administração e Finanças, Cleidenédia Oliveira; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Josi Batista; e o procurador federal Cláudio Emílio Santos de Oliveira. Ainda estavam presentes os diretores Anderson Bráulio (Planejamento Institucional), Lucrécia Petrucci (Articulação Pedagógica), Renan Dantas da Nóbrega (Gerenciamento e Fiscalização de Obras de Engenharia) e Marcos Antonio Marques (Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais), além do administrador Ivã Barbosa Luciano.
Apoio de agentes públicos fortalece projeto
À época no exercício do cargo de senador federal (como suplente do senador Efraim Filho), André Amaral foi responsável por fazer a interlocução com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para assegurar um campus do IFPB em Alagoa Grande. O político doou um terreno para a construção da unidade de ensino à prefeitura da cidade, e a doação da respectiva área ao Instituto Federal está sendo providenciada pelo Executivo municipal.
Amaral ressaltou a importância da parceria entre as esferas municipal, estadual e federal para a concretização do projeto. "Este é um momento memorável, com a presença das duas maiores forças políticas do município: o prefeito Neto Carneiro, filho do deputado estadual Branco Carneiro, e meu filho André Amaral, ex-deputado federal. É um momento ímpar e de muito entendimento para o bem comum de Alagoa Grande", afirmou o ex-senador.
O prefeito Neto Carneiro destacou o potencial do IFPB para impulsionar o desenvolvimento local. "A chegada do campus representa a geração de emprego e renda, além da capacitação de mão de obra para o mercado de trabalho", disse. O prefeito garantiu o apoio da prefeitura para a implantação e o funcionamento da nova unidade de ensino. Ele também destacou as lutas conjuntas em benefício do município, ressaltando a importância do ex-senador André Amaral, do ex-deputado André Amaral Filho e também do deputado estadual João Bosco Carneiro Júnior, que deverão contribuir de forma efetiva para o êxito do projeto.
Texto e imagens: Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/ IFPB