Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 03 > Reunião abre caminhos para cooperação educacional entre IFPB e Camarões

Noticia

Reunião abre caminhos para cooperação educacional entre IFPB e Camarões

A reitora Mary Roberta recebeu um representante de Camarões para falar sobre cooperação entre o IFPB e o ITAB de Camarões
por publicado: 20/03/2025 15h58 última modificação: 25/03/2025 18h44

A reitora do IFPB, Mary Roberta, recebeu nesta quarta-feira (19) a visita de Antoine Rodrigue Essala, empresário de Camarões, acompanhado do ex-pró-reitor de Ensino do IFPB, Paulo de Tarso Costa Henriques, para discutir possibilidades de cooperação entre o IFPB e o ITAB (Instituto de Tecnologia Agrícola de Binguela) de Camarões. Anteriormente denominado “Escola Prática Agrícola de Binguela”, o ITAB ampliou sua área de atuação e passou a ser denominado Instituto de Tecnologia.

Durante a visita, os participantes também discutiram uma missão do ITAB que chegará a Salvador, na Bahia, no próximo domingo (23). A missão, coordenada pelo reitor do ITAB, Ngomou Gilbert, participará da inauguração de uma fábrica do grupo paraibano São Braz, na Bahia, que ocorrerá no dia 28 de março. Também está programada uma visita à Reitoria do IF Baiano, onde já há um projeto de cooperação acadêmica em andamento.

Na reunião, a reitora Mary Roberta procurou se informar sobre a instituição que poderá se tornar parceira e quis saber como o IFPB poderia contribuir para o desenvolvimento educacional naquele país. Ela destacou a importância de já existir uma estrutura montada para que os professores do IFPB, ao estarem na instituição, possam realizar atividades práticas.

Sobre o desenvolvimento da educação em Camarões, Antoine esclareceu que, apesar de o país ter uma forte cultura de formação acadêmica, o mesmo não ocorreu em relação ao desenvolvimento da educação profissional e tecnológica, que ainda está nos seus primeiros passos.

Antoine Rodrigue também destacou que o Brasil pode contribuir significativamente com Camarões na área da agricultura. Além disso, há uma demanda pela oferta de cursos em áreas como Edificações, Eletrotécnica, Informática e Mecânica, nas quais o IFPB já possui excelência.

Para o professor Paulo de Tarso, o fortalecimento do ensino profissional e tecnológico em Camarões reduziria consideravelmente o custo da formação dos estudantes daquele país. Isso porque, embora a UFPB, que já mantém ações de cooperação com instituições de Camarões, ofereça residência para os estudantes, ainda há custos elevados com passagens e estadas desses estudantes estrangeiros no Brasil.

A reunião contou com a participação da assessora Especial da Reitoria, Yana Dantas, e do diretor de Educação Profissional do IFPB, Vinícius Campos. Uma próxima reunião está agendada para o dia 1º de abril, às 10h, com a presença da Assessora de Relações Institucionais e Internacionais, Mônica Montenegro.

A comitiva camaronesa tem uma agenda intensa na Paraíba. No dia 29 de março, os seis membros da comitiva chegarão a João Pessoa. No dia 31, eles visitarão a Guaraves, em Guarabira, e depois seguirão para Bananeiras, para uma visita técnica ao Campus III, onde alunos de Camarões já estudam no Curso Técnico em Agropecuária. Eles discutirão a possibilidade de ampliar a cooperação na oferta de educação profissional e tecnológica pelo ITAB, além de outras possibilidades. No dia 1º de abril, à tarde, a comitiva fará uma visita à reitora da UFPB, Terezinha Domiciano.

Iris Souto Maior - jornalista do IFPB/DGCOM

registrado em: