Noticia
Assinada Ordem de Serviço para início das obras do Campus Sapé
O município paraibano de Sapé vivenciou um dia especial, na sexta-feira (4), durante a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de um campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) na cidade. A implantação do novo campus faz parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciada pelo presidente Lula da Silva em 2024.
A iniciativa visa ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica em todo o país, impulsionando o desenvolvimento regional e a inclusão social. Em todo o Brasil, serão erguidos 101 novo campi, sendo quatro situados na Paraíba, nos municípios de Alagoa Grande, Mamanguape, Queimadas e Sapé.
Realizada em um ginásio da Prefeitura Municipal, a solenidade reuniu personalidades políticas, gestores e servidores do IFPB e a comunidade. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o deputado federal Ruy Carneiro e o suplente de senador André Amaral prestigiaram o evento especial, cuja programação incluiu a aula inaugural do Programa Mulheres Mil no município.
A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta, e o responsável técnico da Construtora Global Projetos, Construções e Transportes, Fransueldo da Silva Medeiros, formalizaram o início das obras do Campus Sapé com a assinatura da Ordem de Serviço. O prefeito de Sapé, Sidnei Paiva (Major Sidnei), e o assessor de implantação do campus, Washington Cesar, testemunharam o ato.
Mary Roberta destacou a importância da nova unidade para a região, afirmando que ela representa o direito dos cidadãos à educação de qualidade, ao desenvolvimento de pesquisa, extensão e transformação. “O IFPB traz conhecimento e também aproveita o conhecimento, os cérebros que existem na cidade e que passam a ser partícipes da execução desse grande projeto da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, disse.
“Sapé já estava em nosso radar e em nossas observações técnicas. Mas nós precisávamos do apoio político. Precisávamos da coragem de um presidente que é do povo, de um presidente que foi quem implantou a Rede Federal, que é o presidente Lula”, complementou.
O prefeito Major Sidnei ressaltou a necessidade de uma unidade federal em Sapé, afirmando que a chegada do IFPB dará esperança à comunidade e evitará que os estudantes precisem se deslocar para outras cidades em busca de educação. "A educação é transformadora. E o que estamos fazendo aqui hoje quebra paradigmas", declarou o prefeito.
A solenidade contou com apresentação da Banda de Música Santa Cecília do Município de Sapé e apresentação teatral, feita por crianças e adolescentes da cidade.
Lideranças políticas celebram importância da iniciativa
O deputado federal Hugo Mota, o deputado federal Ruy Carneiro e o ex-senador André Amaral também celebraram a conquista, destacando o trabalho em conjunto de diversas lideranças políticas para que Sapé recebesse um campus do IFPB. "Eu sou testemunha", disse Hugo Motta, "Eu sou conhecedor de que, quando uma unidade do IFPB chega a alguma região, chega para transformar, chega para facilitar o acesso à educação".
Para Ruy Carneiro, quando o assunto é educação, o IFPB, juntamente com as universidades, é o que dá o resultado mais efetivo. "Ele vai ali na necessidade das pessoas, dos municípios, vendo a característica do município, da região, para formar aquela mão de obra que as pessoas querem e precisam. Por isso que eu sou um entusiasta do IFPB”, afirmou.
“Educação não é feita de forma isolada, é feita em conjunto”, declarou o ex-senador André Amaral, destacando ainda a magnitude do empreendimento e que diferentes atores políticos se uniram para que Sapé recebesse um campus do IFPB.
Campus tem capacidade para atender até 1.400 alunos
A escritura do terreno onde será construída a sede definitiva do campus foi entregue à Reitoria do IFPB em julho de 2024. A área, doada pela família Ribeiro Coutinho à Prefeitura Municipal, foi repassada ao IFPB após aprovação da Câmara Municipal de Sapé.
Com a instalação do IFPB, mais de 130 mil habitantes de nove municípios da microrregião de Sapé serão beneficiados, incluindo Cruz do Espírito Santo, Juripiranga, Mari, Pilar, Riachão do Poço, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado. A expectativa é que o novo campus ofereça cursos técnicos e superiores em diversas áreas, atendendo às demandas do mercado de trabalho local e regional.
O prédio do Campus Sapé terá capacidade para atender até 1.400 alunos e contará com infraestrutura completa, incluindo auditório, salas de aula, laboratórios, bloco administrativo, quadra de areia, estacionamento e equipamentos de acessibilidade.
Aula inaugural marca início do Programa Mulheres Mil
A Reitoria do IFPB aproveitou a agenda no Brejo paraibano para realizar a aula inaugural do Programa Mulheres Mil em Sapé, que contou com pronunciamento da pró-reitora de Extensão e Cultura do IFPB, Maria José Batista (Josi Batista), e entrega de kit às alunas do Curso de Cuidadora Infantil, o primeiro a ser ministrado em Sapé.
"Nosso papel é chegar a todos os lugares, e a gente sabe que boa parte da população precisa ser olhada", afirmou Josi Batista. "As políticas públicas só se realizam no compartilhamento e no apoio de todas as pessoas", acrescentou, enquanto agradecia à Prefeitura do município pelo apoio.
O Programa Mulheres Mil foi criado com a finalidade de unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais e à inclusão e permanência no mundo do trabalho.
Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM/IFPB