Noticia
IFPB abre seminário de formação docente com foco na EJA e PROEJA
Discutir as demandas e perspectivas de um programa governamental voltado à educação de jovens e adultos que não concluíram a educação básica na idade certa. Estes são alguns dos objetivos da I Roda de Conversas e Seminário de Formação de Docentes para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e PROEJA que teve início nesta quinta-feira (24) no auditório da Reitoria do IFPB. O evento foi aberto com uma apresentação de músicas instrumentais brasileiras a cargo dos professores Vinicius Lucena e Ana Carolina Petrus, do curso de Instrumento Musical do campus João Pessoa.
O evento reúne Pró-Reitores, Diretores sistêmicos, pedagogos, coordenadores, docentes e colaboradores do IFPB. A mesa de honra foi composta pela Reitora Mary Roberta, Pró-Reitor de Ensino Neilor César, Diretor de Educação Profissional, Vinícius Campos e pela Coordenadora de Assuntos Estudantis e responsável pela EJA-EPT (PROEJA) do IFPB, Regina Negreiros.
A primeira atividade da manhã foi a Mesa Redonda “Cenário atual da Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal de Ensino”. Uma das convidadas, a docente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Ana Lúcia Sarmento, disse que o evento permite uma troca de experiências e dá visibilidade ao trabalho realizado em outras unidades.
O professor Diego Gomes do Instituto Federal de Goiás destacou a questão da evasão. “Temos um desafio diante do público diversificado com histórias de vida distintas o que leva estes estudantes a não se aproximarem da escola”. Para ele a integração entre a educação básica e a profissional é a forma que mais dialoga com a realidade dos estudantes dentro dos Institutos Federais.
A reitora Mary Roberta e o Pró-Reitor de Ensino Neilor César ressaltaram a importância do evento, da responsabilidade com quem não conseguiu ter acesso às políticas públicas para formação no tempo certo, e destacou a inclusão no organograma da PRE de uma unidade organizacional para assuntos da EJA e PROEJA. Dentro da programação da tarde desta quinta-feira será discutido o cenário da Educação de Jovens e Adultos na Paraíba, seguido de uma roda de diálogos.
O evento prossegue nesta sexta-feira (25) mesas redondas sobre as especificidades do público EJA e PROEJA, o papel dos Institutos Federais no pacto da qualificação da EJA e a educação popular. Um dos debatedores será o professor Oseias Ferreira, do Instituto Federal do Espírito Santo. Para ele a Rede Federal precisa entender e adequar as suas práticas a um público que não teve acesso à educação, e ao mundo do trabalho que está cada vez mais exigente.
O IFPB oferece cursos na modalidade de Educação Profissional de Jovens e Adultos nas seguintes unidades: Areia (Técnico Integrado em Gastronomia), Cabedelo (Técnico Integrado em Pesca e Panificação), Campina Grande (Técnico Integrado em Administração) Cajazeiras (Técnico Integrado em Meio Ambiente), João Pessoa (Técnico Integrado em Eventos) e Sousa (Técnico Integrado em Agroindústria).
O evento acontece de forma híbrida, sendo transmitido pelo canal da TV IFPB no Youtube. Confira neste link a programação.
*Heranir Oliveira- Equipe DGCOM