Noticia
IFPB busca inclusão de obras no Novo PAC junto à Casa Civil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, recebeu nesta segunda-feira (7) um ofício com demandas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) para que o Governo Federal avalie a possibilidade de incluir obras da instituição no Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). A entrega do documento foi feita pela reitora Mary Roberta Meira Marinho e pelo deputado federal Luiz Couto (PT) durante agenda de Costa em João Pessoa, onde ele se reuniu com prefeitos e com o governador da Paraíba, João Azevêdo, no Centro de Convenções.
Entre as solicitações feitas pela Reitoria, estão obras de construção de restaurantes estudantis e bibliotecas para os campi. Tais equipamentos são essenciais para as unidades de ensino e representam um impacto transformador para as comunidades onde o IFPB está presente.
A dirigente máxima do IFPB reforçou a importância da aquisição de novos equipamentos para a instituição. “Como foi citado no documento apresentado por Luiz Couto à Casa Civil, a execução dos projetos que pleiteamos trará impacto transformador para a educação pública na Paraíba, alinhando-se às políticas de desenvolvimento regional do Governo Federal”, afirmou Mary Roberta.
A reitora disse que, no ofício entregue a Rui Costa, foram incluídas obras prioritárias para o IFPB, solicitando que passem a integrar o Novo PAC, “visto que são essenciais para o desenvolvimento educacional e social do estado”, explicou. Mary Roberta acrescentou que Luiz Couto tem se mostrado parceiro de primeira hora do Instituto, sempre colaborando para a melhoria da infraestrutura da instituição por meio de emendas parlamentares.
Monitoramento - Rui Costa está na capital paraibana com o objetivo de monitorar as obras do Novo PAC. Ele veio à Paraíba acompanhado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Valdez Góes, e do secretário especial do Novo PAC, Maurício Muniz, além de representantes dos órgãos federais ligados às áreas da saúde, habitação, educação, transporte e relações institucionais.
A agenda federal faz parte da estratégia da Casa Civil para mobilizar os entes públicos e acelerar a execução das obras e dos projetos que estão na carteira do Novo PAC. A reitora Mary Roberta e o deputado Luiz Couto participaram da programação no período da tarde.
"Tenho viajado pelo interior do estado e acompanhado as obras do PAC que estão sendo realizadas. Como deputado federal do PT, vou exercer meu papel de fiscalizar essas obras, para averiguar a execução e se estão cumprindo o que determina a lei. Acho importante esse acompanhamento", afirmou Luiz Couto durante a reunião promovida pela Casa Civil.
Angélica Lúcio - jornalista da DGCOM/IFPB