Noticia
IFPB e instituto de Camarões assinam protocolo de intenções
Uma parceria interinstitucional que deve fortalecer o relacionamento entre Brasil e Camarões foi oficializada nesta terça-feira (1º), em João Pessoa, durante reunião no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A medida lança luz para o processo de internacionalização do Instituto.
Na ocasião, a reitora Mary Roberta Meira Marinho e o diretor do Instituto de Tecnologia Agrícola de Binguela (Itab), NGoumou Gilbert, assinaram um protocolo de intenções que prevê projetos conjuntos de cooperação acadêmica entre o IFPB e o Itab. Anteriormente identificada como “Escola Prática Agrícola de Binguela”, a instituição de Camarões ampliou sua área de atuação e passou a ser denominado Instituto de Tecnologia.
Para Mary Roberta, a internacionalização fortalece significativamente a credibilidade de uma instituição. “Cada acordo firmado com esse propósito é de extrema importância. Essa parceria estabelecida com o instituto de tecnologia de Camarões destaca-se como um marco especial, abrindo portas para um intercâmbio valioso de conhecimentos e experiências”, destacou a reitora.
“Para mim, diretor da Escola Prática de Agricultura de Bingela, chegar aqui representa uma oportunidade muito grande para a nossa instituição. Essa é também uma oportunidade de desenvolver uma parceria entre o IFPB e a nossa escola, para além de nossa oferta de formação”, declarou NGoumou Gilbert. Ele lembrou que, recentemente, o Ministério da Educação Superior de Camarões aprovou a criação do Itab, e a assinatura do protocolo de intenções com o IFPB é uma linha direta que conduz à consolidação do novo instituto.
O diretor do Instituto de Tecnologia Agrícola de Binguela aproveitou o momento para agradecer à reitora Mary Roberta e ao Instituto pela forma como foi recebido. “Obrigado à reitora, obrigado a todo o seu pessoal pelo acolhimento para a preparação dos documentos. Obrigado por esta cooperação que espero que seja muito proveitosa entre as nossas duas instituições”.
A reunião que marcou a celebração da parceria entre IFPB e Itab ainda contou com a presença de: Ndo Stephanie Essala, Antoine Rodrigues Essala e Nkobo Yann, da comitiva de Camarões. Pelo IFPB, também participaram do encontro: a assessora internacional Mônica Maria Montenegro; o diretor-geral do Campus Sousa, Francisco Nogueira (Chicão); a diretora de Articulação Pedagógica, Lucrécia Petrucci; e o diretor de Educação Profissional, Vinícius Batista Campos. O ex-pró-reitor de Ensino do IFPB Paulo de Tarso Costa Henriques também acompanhou a reunião.
Iniciativa fortalece a Cooperação Sul-Sul
A assessora internacional Mônica Maria Montenegro comentou sobre a importância dessa parceria interinstitucional. “Esse momento é importante porque a gente está fortalecendo a Cooperação Sul-Sul. Então essa manifestação de interesse, de assinatura de um acordo de cooperação com plano de trabalho, futuramente vai desenvolver a internacionalização do Instituto Federal da Paraíba”, explica Montenegro, que é coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do IFPB.
Conforme a Organização das Nações Unidas, a Cooperação Sul-Sul ocorre como um processo em que dois ou mais países em desenvolvimento buscam atingir objetivos comuns ou individuais por meio do intercâmbio de experiências, conhecimentos, habilidades e recursos.
Mônica Montenegro acrescentou que, para a construção do acordo de cooperação entre IFPB e Itab, os diálogos são de fluxo contínuo e incluem plano de trabalho visando ao desenvolvimento de projetos conjuntos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, além da mobilidade/intercâmbio de docentes, técnicos administrativos e estudantes.
Texto: Angélica Lúcio - Jornalista | Fotos: Ana Júlia Leite - Estagiária da DGCOM