Noticia
IFPB e SECADI discutem oferta de cursos voltados à Educação Escolar Quilombola
A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta, participou de uma reunião com o coordenador-geral de Educação Escolar Quilombola da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), Eduardo Araújo, para tratar da possibilidade de uma parceria para a oferta de cursos voltados à formação de gestores e professores na área da Educação Escolar Quilombola e educação para as Relações Étnico-Raciais. A reunião foi realizada nesta quarta-feira (15), no Edifício Coriolano de Medeiros.
O encontro contou ainda com a presença do pró-reitor de Ensino do IFPB, Neilor César; da diretora de Articulação Pedagógica, Lucrécia Teresa Gonçalves Petrucci; e do professor João Edson Rufino, do Campus João Pessoa, que também coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI).
Durante a reunião, foi discutida a criação de uma oferta formativa voltada especificamente para a Educação Escolar Quilombola, com o objetivo de fortalecer práticas pedagógicas alinhadas à diversidade e às identidades culturais das comunidades quilombolas.
O professor João Rufino avaliou positivamente a proposta. “Achei a iniciativa interessantíssima, porque efetiva uma discussão que já vem sendo feita há muito tempo. Como professor, percebo a receptividade dos alunos em relação ao tema e a facilidade com que o assimilam. Essa é uma pauta atual, que envolve cultura, formação e identidade. O curso chega em um momento oportuno”, afirmou.
A reitora Mary Roberta ressaltou que o tema é de grande relevância para o IFPB e destacou que a demanda por ações nessa área já havia sido identificada em escutas promovidas pela Reitoria Itinerante. Ela solicitou mais informações sobre a possível implantação dos cursos e reforçou o interesse da instituição em viabilizar a iniciativa.
Eduardo Araújo, por sua vez, reafirmou o compromisso da Coordenação-Geral de Educação Escolar Quilombola em fortalecer a parceria com o IFPB para atender às demandas tanto da instituição quanto do Estado da Paraíba.
Iris Souto Souto Maior - jornalista do IFPB