Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 04 > IFPB é tetracampeão latino-americano em competição da Huawei

Noticia

IFPB é tetracampeão latino-americano em competição da Huawei

Estudantes conquistam torneio na trilha Cloud e vão à etapa global na China
por Angélica Lúcio publicado: 10/04/2025 16h23 última modificação: 10/04/2025 19h36

Estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) conquistaram o primeiro lugar na etapa latino-americana da ICT Competition 2024-2025, competição de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) promovida pela Huawei. Com a vitória na trilha Cloud (nuvem), o IFPB sagrou-se tetracampeão da etapa e garantiu vaga para a final global, que será realizada na China.

Sob a mentoria do professor Michel Coura Dias, o time do IFPB é composto pelos alunos Luis Kilmer (Tecnologia em Sistemas para Internet, campus João Pessoa), Ryan Correia (Tecnologia em Redes de Computadores,  campus João Pessoa) e Daniel Almeida dos Santos ( Engenharia de Controle e Automação, campus Cajazeiras).

Os estudantes superaram equipes da Colômbia, República Dominicana e Argentina, que ficaram em 2º, 3º e 4º lugar, respectivamente. Ao todo, a Huawei  ICT Competition 2024-2025 envolveu milhares de inscritos na América Latina e apenas 16 equipes conquistaram vaga na final global, incluindo quatro brasileiras.

“É uma enorme satisfação ver o Instituto Federal da Paraíba coroado campeão da trilha Cloud da etapa latino‑americana da 9ª Huawei ICT Competition”, afirmou o professor Michel Dias, que é coordenador de Infraestrutura do Polo de Inovação do IFPB. Para ele, a disputa deste ano foi a mais competitiva da qual já participou com os times do Instituto. “Superar times de países como México, Colômbia, Argentina, Peru, Chile, República Dominicana, Costa Rica e El Salvador exigiu preparo técnico de alto nível, resiliência e trabalho de equipe impecável”, disse. 

Michel Dias, que acompanha os estudantes do IFPB em competições de TIC há vários anos e recentemente venceu uma competição da Huawei voltada a professores, agradeceu a gestão do IFPB pelo apoio e elogiou o talento dos alunos. “Estou muito orgulhoso da maturidade e da dedicação dos nossos estudantes, que transformaram meses de estudo, prática em laboratório e mentorias em soluções robustas para desafios complexos de computação em nuvem”, afirmou.

Para o docente, o resultado da competição reforça a qualidade do ensino público brasileiro e demonstra que, quando há dedicação e acesso às ferramentas certas, é possível competir e vencer, inclusive em cenários internacionais relevantes. 

Fase da América Latina ocorreu em março de forma online

IFPB conquistou o primeiro lugar na etapa nacional da competição.jpg

A etapa latino-americana da ICT Competition 2024-2025, um dos maiores torneios universitários de tecnologia do mundo, foi realizada em março de forma online. Já a etapa nacional ocorreu de forma presencial no Rio de Janeiro, onde o IFPB conquistou dois primeiros lugares, nas trilhas Cloud e Innovation.

Acesse aqui para ler matéria sobre a etapa nacional.

Com o resultado da fase da América Latina, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vai contar com três instituições na etapa global, que ocorrerá em Shenzhen, na China: o Instituto Federal da Paraíba, que obteve o 1º lugar na categoria Cloud (nuvem); o Instituto Federal do Tocantins, que conquistou o 1º lugar na categoria Network (redes); e o Instituto Federal da Bahia, que ficou em 2º lugar na trilha Innovation (inovação)

SAIBA MAIS

  • Na trilha Cloud, o IFPB obteve o 1º  lugar nas seguintes edições da Huawei ICT Competition -  etapa América Latina2019-2020; 2021-2022; 2022-2023; 2024-2025;
  • Na etapa Global, o time Cloud do IFPB conquistou dois primeiros lugares (2019-2020 e 2021-2022); um 2º lugar na competição de 2022- 2023 e a 3ª posição no torneio passado (2023- 2024);
  • A Huawei ICT Competition é dividida em quatro etapas, nas quais os competidores testam os conhecimentos por meio de provas e exames práticos por equipes.

Angélica Lúcio - Jornalista da DGCOM-IFPB/Reitoria