Noticia
IFPB ofertará curso técnico em produção cultural para agentes de quadrilhas juninas
O Instituto Federal da Paraíba avança na oferta de ações voltadas para a valorização da cultura nordestina. Trata-se da criação do curso técnico em produção cultural para agentes de quadrilhas juninas, considerada uma das maiores expressões culturais do Estado.
A assinatura do termo de acordo entre o IFPB e o Governo do Estado para oferta do curso foi realizada durante solenidade nesta quarta-feira (23) com a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes. A ministra cumpre agenda na Paraíba e participa do Encontro Nacional de Gestores da Cultura de todo o país, entre os dias 23 a 25.
A meta do curso é qualificar 160 agentes em toda Paraíba. O início do curso está previsto para o segundo semestre e será na modalidade EAD. O curso será essencial para o fortalecimento das quadrilhas juninas que são reconhecidas como patrimônio cultural nacional, além de fomentar o turismo e a economia criativa.
A solenidade contou com a presença de várias autoridades e importantes nomes da cultura no estado da Paraíba. O IFPB foi representado pela Reitora Mary Roberta Meira Marinho, pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Josy Batista, pelo Diretor de Cultura, Erivan Lopes e pelo Diretor de Educação a Distância, Francisco de Assis Lima.
Para a Reitora do IFPB Mary Roberta, esse curso reforça o compromisso do Instituto e do governo em ações conjuntas que promovem a cultura. Ela lembrou também do curso de atrativo cultural que vem habilitando profissionais a atuar na área do turismo e anunciou a perspectiva do IFPB em lançar um curso superior em produção cultural. “Com as políticas públicas e muita força nós vamos avançar e a Paraíba não poderia ficar de fora. Podem contar com toda a Rede Federal. Que a cultura esteja sempre presente entre nós”, afirmou a Reitora Mary.
O Secretário de Cultura do Estado da Paraíba Pedro Santos ressaltou o papel das políticas de cultura do estado e o seu alcance voltado para a população mais necessitada.
A Ministra da Cultura Margareth Menezes enfatizou que o país tem vivenciado um momento importante de incentivo à cultura. "As políticas de cultura vem sendo retomadas pelo governo de forma muito responsável. Aqueles que nunca tiveram oportunidade de participar dos editais, hoje estão tendo", lembrou ao afirmar que as redes estão se fortalecendo, mas que ainda há muito trabalho pela frente.