Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 04 > IFPB recebe auditoria da EMBRAPII em projetos de inovação industrial

Noticia

IFPB recebe auditoria da EMBRAPII em projetos de inovação industrial

Durante a auditoria, foram analisados diversos aspectos dos projetos
por publicado: 10/04/2025 18h32 última modificação: 11/04/2025 17h06

A Unidade EMBRAPII do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) recebeu, nesta quarta-feira (9), a visita do consultor externo Sérgio Sartori, responsável pela auditoria da unidade. O consultor foi contratado pela própria Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) com o objetivo de avaliar projetos desenvolvidos após o recadastramento da unidade, realizado em 13 de dezembro de 2023.

Durante a auditoria, foram analisados diversos aspectos dos projetos, incluindo inovação, relevância e abrangência dosAuditoria Externa EMBRAPII.jpeg resultados. Entre os projetos avaliados estão: Smart Break, Baru, IntegradorOS, SAF-T, SmartBath, ATEMC, EnergIOT, IFPB4Synchro e BioAccess.

Segundo Erick Melo, diretor-geral do Polo de Inovação do IFPB, a EMBRAPII busca constantemente o aprimoramento do desempenho operacional de suas unidades, tendo como meta a excelência operacional.
“Na área de sistemas operacionais para a manufatura, a Unidade EMBRAPII do IFPB é considerada uma unidade ouro. Dentro da classificação da EMBRAPII, as unidades são ranqueadas como bronze, prata, ouro ou diamante”, explicou o diretor.

Erick também destacou que a EMBRAPII reduziu o intervalo das auditorias externas de dois para um ano, como forma de acompanhar mais de perto o desempenho das unidades.  “Essa medida visa compreender melhor o que está sendo desenvolvido por cada unidade, além de fortalecer a busca pela excelência operacional e impulsionar a evolução da indústria nacional”, pontuou.

Para o auditor Sérgio Sartori, a realização de auditorias periódicas é essencial para garantir o bom funcionamento das unidades credenciadas. “O plano de ação é o ponto de partida da auditoria. É por meio dele que avaliamos se as metas foram cumpridas. Em caso de não conformidade, analisamos os motivos para que medidas corretivas possam ser adotadas”, afirmou.

Durante o processo, também foram examinados os indicadores e resultados obtidos pelos projetos desenvolvidos recentemente. Todos eles estão alinhados à área de competência da unidade EMBRAPII IFPB, que é “Sistemas para Manufatura”. Para manter o credenciamento, é necessário demonstrar capacidade técnica por meio de projetos consistentes, que comprovem competência e segurança no atendimento às demandas industriais.

Iris Souto Maior - Jornalista do IFPB - Reitoria