Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2025 > 04 > Reitoras debatem segurança nas instituições de ensino superior

Noticia

Reitoras debatem segurança nas instituições de ensino superior

Encontro com a senadora Daniella Ribeiro focou em ações voltadas às mulheres
por Angélica Lúcio publicado: 14/04/2025 09h52 última modificação: 14/04/2025 09h58

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, e a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proexc), Maria José Batista Bezerra de Melo, participaram de uma reunião com a senadora Daniella Ribeiro (PP), reitoras, vice-reitoras e representantes de outras instituições de ensino superior da Paraíba, para debater a segurança nas universidades e no instituto federal.

O encontro foi realizado na sexta-feira (11) em Campina Grande, na sede da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e também contou com a presença de integrantes do programa Antes que Aconteça, criado para garantir recursos voltados ao fortalecimento da rede de apoio às mulheres em situação de violência doméstica, com olhar especial para a prevenção.

Durante a reunião, as lideranças debateram propostas de fortalecimento das ações preventivas dentro das universidades e no IFPB, com foco na promoção de ambientes mais seguros, especialmente para as mulheres. O encontro foi motivado pelo episódio de violência ocorrido na UEPB no dia 3 de abril, o qual resultou na morte de um homem e deixou outras pessoas feridas, causando comoção na comunidade acadêmica e na sociedade paraibana. O crime foi motivado por ciúmes e envolveu violência de gênero, conforme a Polícia Civil. 

Reunião na UEPB reúne lideranças femininas por mais segurança para as mulheres nas instituições de ensino superior 1.jpeg

O encontro marcou o início de uma agenda conjunta de ações voltadas à segurança das mulheres nas instituições de ensino superior paraibanas, com o objetivo de fortalecer a cultura de prevenção e de cuidado em todos os espaços públicos e institucionais.

Reunião na UEPB reúne lideranças femininas por mais segurança para as mulheres nas instituições de ensino superior  6.jpegNa oportunidade, a reitora Mary Roberta solidarizou-se com a UEPB, pelos recentes episódios de violência na instituição, destacou a importância do encontro e disse que o Instituto estava à disposição para colaborar com o programa Antes que Aconteça. A dirigente máxima do IFPB também informou que o Instituto dispõe de uma Política de Segurança Institucional, aprovada em 2024. 

Para a senadora Daniella Ribeiro, que fomentou a agenda institucional e coordena nacionalmente o programa Antes que Aconteça, a reunião foi extremamente importante. “Estamos lidando com uma realidade que infelizmente não é nova: é reflexo de uma sociedade que insiste em nos apresentar situações de agressão, especialmente contra as mulheres”, disse. 

A parlamentar ainda ressaltou a força da união em prol de um objetivo comum. "Juntas, nos fortalecemos e amparamos quem mais precisa. “Quando nos unimos em torno de um propósito comum, nos fortalecemos e, com isso, fortalecemos aquelas que mais precisam de nós. Estamos aqui para isso: agir, prevenir e transformar".

Além da reitora Mary Roberta e da senadora Daniella Ribeiro, estiveram no encontro: a coordenadora estadual do programa Antes que Aconteça, Camila Mariz; a diretora do Parque Tecnológico da Paraíba, Nadja Oliveira; a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Célia Regina Diniz, acompanhada da vice-reitora Ivonildes Fonseca; a reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Terezinha Domiciano; e a vice-reitora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Fernanda de Lourdes Almeida.

SAIBA MAIS  - Na Paraíba, o programa Antes que Aconteça inaugurou em março a primeira Sala Lilás. O espaço está localizado no Instituto de Polícia Científica (IPC) em João Pessoa. Outras unidades estão previstas para Campina Grande e municípios de diferentes regiões do estado, com o objetivo de oferecer atendimento humanizado e especializado a mulheres vítimas de violência.

Angélica Lúcio e Ascom/Daniella Ribeiro