Noticia
Livro organizado por professores do Campus Patos disponível no Portal do Conselho de Arquitetura
Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, o CAU Paraíba traz esta semana três iniciativas que divulgam o patrimônio paraibano. Neste dia 19, sexta-feira, vamos divulgar o livro Entre a Forma e a Memória: análise e mapeamento do patrimônio edificado da cidade de Patos, Paraíba. Organizado pelos professores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB): Fernanda de Castro Farias, João Paulo da Silva e Priscila de Souza Maciel, o livro é fruto de duas pesquisas realizadas no IFPB, Campus Patos. Os capítulos tiveram autoria dos organizadores do livro assim como dos demais membros do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Tecnologia, Educação, Cultura e Diversidade (Nupedi).
“A cidade de Patos, enquanto produto da ação humana, é o reflexo de valores, construções históricas, sociais e culturais que se relacionam no imaginário e na memória da sua população, construindo assim, a sua identidade social. De forma analítica, percorremos a história local e estudamos seus elementos a partir das relações socioculturais e arquitetônicas, buscando delinear um estudo do patrimônio arquitetônico e urbano da cidade, traçando um paralelo entre teorias antropológicas e estudos técnicos por meio de uma escrita acadêmica”, contou o professor Fernando de Oliveira Morais, coautor do livro.
De acordo com Fernando Morais, a análise arquitetônica dos edifícios aborda questões da historiografia em uma relação com as descrições funcionais, construtivas e estéticas, a partir de uma metodologia que valoriza a documentação enquanto ferramenta de conhecimento e preservação do patrimônio arquitetônico, apresentada por meio do levantamento dos edifícios selecionados em seu estado atual, apontando como uma alternativa para salvaguarda da memória dos mesmos.