Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2024 > 06 > IFPB Campus Patos conclui o Projeto Jardim Sensorial

IFPB Campus Patos conclui o Projeto Jardim Sensorial

Um espaço que estimula o bem estar, a interação, a aprendizagem e a inclusão das pessoas com deficiências.
última modificação: 21/06/2024 17h46

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Patos construiu um Jardim Sensorial, através do Projeto Jardim Sensorial: Uma possibilidade de socialização por meio dos sentidos, coordenado pelo técnico administrativo Edcarlos Paz de Lucena.

De acordo com o coordenador do Projeto, o espaço tem objetivo de estimular o bem estar, a interação, a aprendizagem e a inclusão das pessoas com deficiências. A intenção do trabalho é proporcionar aos alunos, aos profissionais do IFPB Campus Patos e a comunidade externa a possibilidade de aprendizagem por meio do contato sensorial com diversos tipos de estímulos sensitivos, numa perspectiva que favoreça maior sensibilidade para com os alunos com deficiência.

Com a ampliação e melhoria do Jardim Sensorial, o projeto pretende atender pessoas, com e sem deficiência, não só do campus, mas também de toda comunidade externa visitante, além de deixar o ambiente mais bonito e agradável, promovendo a harmonia com o meio ambiente, servindo como um excelente recurso pedagógico para aprendizagem por meio dos sentidos, sensibilização, socialização e uma maior compreensão das necessidades e limitações das pessoas com deficiências.

Para isto, foram construídas texturas elevadas nos canteiros para acesso aos cadeirantes, cobertura do jardim, piso antiderrapante, plantas com diferentes texturas, aromas e formas; trilhas com diferentes tipos de pisos e uma fonte de água, que possibilitará a interação das pessoas com meio e com as outras pessoas, por meio das sensações que serão aguçadas.

imgimg
img img