Você está aqui: Página Inicial > Patos > Notícias > 2024 > 10 > Alunos do IFPB Campus Patos visitam exposição cultural

Alunos do IFPB Campus Patos visitam exposição cultural

visita teve como objetivo conhecer diversas expressões artísticas e ampliar repertório cultural
publicado: 22/10/2024 10h45 última modificação: 22/10/2024 15h34

Alunos do 1º ano do curso técnico integrado em Segurança do Trabalho do Campus Patos participaram de uma visita cultural à Fundação Ernani Satyro – Funes Cultural na cidade de Patos-PB, no dia 14 de outubro. A visita teve como objetivo conhecer diversas expressões artísticas e ampliar seu repertório cultural, por meio da exposição “Delírio Místico do Brasileiro”, de autoria do artista visual patoense Frankleyson Brasileiro.

Os discentes foram supervisionados pelos docentes Rodrigo Cunha Santos e Bruna Franco Neto, das respectivas matérias de Arte e Língua Portuguesa. Ambos se reuniram para realizar uma expedição coletiva de maneira eficiente e produtiva, fornecendo as orientações necessárias para cada estudante durante o percurso. Ao observar cada uma das pinturas, os alunos tiveram pontos de vista bem distintos sobre as temáticas abordadas, visto que houve o entendimento do significado de algumas obras. Elas são constituídas, em sua maioria, por uma paleta de cores estonteantes e símbolos que podem manifestar alguma representatividade folclórica ou espiritual, sendo baseadas nas próprias experiências de vida do autor.

O aspecto que mais se destacou nessa visitação foi como a cultura brasileira se manifestou nas obras de Frankleyson Brasileiro, uma vez que buscou trazer essa cultura para apontar a realidade de nosso país em suas obras, como no retrato “Comadre Fulozinha”, que representa um mito do folclore brasileiro, e no retrato “Lembranças do Bucólica do Sertão Paraibano”, que representa a região nordestina do país como uma forma de lembrança do pintor em relação aos seus pais. Outro muito importante a ser destacado é “O Aprendiz”, que representa o quanto usufruir a virtude do conhecimento pode ser uma benção em nossas vidas.

A visita permitiu que os estudantes, supervisionados pelos docentes Rodrigo Cunha e Bruna Neto, explorassem a cultura e o folclore do Brasil através da contemplação das obras da exposição “Delírio Místico do Brasileiro”. Eles analisaram uma variedade de obras, como “Lembranças do Bucólica do Sertão Paraibano”, “Comadre Fulozinha” e “O Aprendiz”, sendo uma grande realização tanto para os orientadores quanto para os alunos presentes. A principal finalidade da excursão seria a de torná-la uma fonte de estudo imprescindível para eles, aprofundando seus conhecimentos em artes visuais e reforçando sua conexão com a identidade cultural do país.

equipe e estudantes.jpgequipe patos.jpg