Noticia
Reitoria Itinerante no Campus Patos registra participação efetiva
A maior cidade do sertão do estado recebeu nesta quinta-feira (03) a visita da Reitoria Itinerante do IFPB. Foi o primeiro encontro de forma presencial da reitora Mary Roberta e equipe de gestores no Campus Patos após o período de pandemia da Covid-19. A ação além de estreitar os laços com a comunidade acadêmica, contribuiu para o fortalecimento da democracia participativa.
Na Reiti a interação com os segmentos discente, docente e de servidores é incentivada antes mesmo da realização da plenária principal. Foi o que se observou com os estudantes que se reuniram de forma prévia para escolher os temas que seriam discutidos na reunião, jovens que deram exemplo de participação ativa no processo de tomada de decisão da instituição.
Antes do início da plenária com os estudantes, duas alunas deram as boas-vindas a equipe gestora. A discente Celeste Virna leu um poema em homenagem ao Campus Patos e a vice-presidente do Grêmio Estudantil, Maria Eduarda, entregou a reitora Mary Roberta um relatório com as reivindicações dos estudantes tiradas previamente. ”É uma satisfação sermos ouvidos e podermos opinar, queremos uma educação de melhor qualidade” disse Maria Eduarda.
No primeiro diálogo com os estudantes no período da manhã os temas giraram em torno de obras do ginásio poliesportivo e construção do auditório, assistência estudantil, ampliação do corpo docente, atualização dos laboratórios e melhoria dos serviços médicos. O discente Ítalo Roberto aproveitou o encontro para entregar a equipe gestora um documento com reivindicações do curso de Engenharia Civil.
Antecedendo o diálogo com os servidores no período da tarde, o Diretor-Geral José Ronaldo, anunciou a realização de uma parceria do IFPB com o Centro Universitário de Patos (UNIFIP) para promover a cooperação científica, tecnológica e cultural. No debate com docentes e técnico-administrativos os questionamentos foram sobre a melhoria da segurança na unidade, obras do ginásio poliesportivo, construção de auditório e instalação de sistema de energia fotovoltaica, aquisição de insumos para atividades educacionais e administrativas, o retorno dos TA nas atividades de pesquisa e extensão e a recomposição e ampliação do quadro de servidores.
O Diretor-Geral José Ronaldo lembrou que o Campus Patos foi a primeira unidade do IFPB a experimentar anos atrás, a visita da Reitoria Itinerante. “Estamos felizes em receber os gestores da reitoria aqui mais uma vez, sempre aprendemos muito, somos agradecidos pela sensibilidade da reitoria em resolver nossos problemas” disse.
A reitora Mary Roberta elogiou a formação cidadã e o engajamento dos discentes e servidores nas questões acadêmicas do campus. “Uma gestão compartilhada é feita com a união de todos os segmentos, é gratificante ver o entusiasmo de todos na construção de um IFPB melhor”.
Ao final a reitora fez uma visita as obras de construção do ginásio Poliesportivo, um dos pontos comuns na pauta da comunidade acadêmica.
Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM