Noticia
Campus Patos promove aula inaugural de Curso de Manicure e Pedicure
O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Patos, em colaboração com a Prefeitura de Patos, iniciou nesta terça-feira (1º) um curso de manicure e pedicure destinado a mulheres atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. A aula inaugural da capacitação de mais de 40 mulheres também marcou o início do Programa Mulheres Mil na unidade de ensino. A capacitação foi viabilizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana, e as participantes do curso receberam kits de materiais didáticos.
Dentre os presentes à aula inaugural, estavam a secretária municipal da Mulher e Diversidade Humana, Jéssica Alexandre; o diretor-geral do IFPB - Campus Patos, José Ronaldo de Lima; a coordenadora do Programa Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável no IFPB, Yanna Gomes; e a coordenadora do Cras Mariana Alves, Paloma Araújo.
A iniciativa do IFPB, que visa ao empoderamento feminino e à geração de renda, oferece às participantes uma bolsa-auxílio de R$ 12 por hora/aula, totalizando cerca de R$ 2 mil ao longo do curso de 160 horas (cerca de três meses). A Prefeitura de Patos também garante o transporte das alunas.
Na oportunidade, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, destacou a importância da qualificação profissional e do apoio financeiro para as mulheres. "Além da capacitação, há uma bolsa financeira para ajudar essas mães nesse momento. Assim, a gente gera oportunidade de emprego, gera renda e fortalece o empoderamento das mulheres, que é o mais importante de tudo isso".
Moradora do bairro Mutirão, a manicure Maria Aparecida expressou sua satisfação com o curso. "É uma oportunidade boa para gerar mais emprego para todas que estão aqui. Eu sou manicure já faz 19 anos e pretendo fazer esse curso para melhorar mais para as clientes. E pretendo gerar emprego para outras pessoas", afirmou
A coordenadora do programa Mulheres Mil no IFPB, Yanna Gomes, ressaltou que a escolha do curso de manicure e pedicure levou em consideração o período de festejos juninos e o potencial de geração de renda das alunas.
“A gente faz um estudo de viabilidade técnica e, nada melhor do que trazer algo que esteja ligado ao ramo de estética, embelezamento, porque isso se coaduna com o empoderamento dela, explicou". Yanna acrescentou que o curso (que utiliza um guia do Pronatec/Cetec, do Ministério da Educação) também objetiva estimular as alunas a ingressarem nos cursos regulares do IFPB.
DGCOM/IFPB com informações da Secom/ Prefeitura de Patos