Noticia
Diretoria de Planejamento se reúne com gestores do campus Pedras de Fogo
A equipe da Diretoria de Planejamento Institucional (DPI) da Reitoria do IFPB se reuniu nessa quarta-feira, 9 de setembro, com gestores do campus Pedras de Fogo. O encontro virtual veio a pedido do assessor especial do Campus, Frederico Campos Pereira, e foi realizado via Google Meet, das 10 às 12h.
Segundo o professor Frederico, o motivo para a convocação da reunião foi a evolução acelerada do campus, que alertou os gestores acerca da necessidade do fortalecimento da cultura de planejamento. O objetivo é que a unidade “se desenvolva de maneira ordenada, profissional e sustentável, utilizando os recursos de maneira consciente”.
Participaram da reunião, a diretora da DPI, Elaine Brito, acompanhada dos administradores Victor Hutton e Camila Florencio, e os gestores do IFPB em Pedras de Fogo, o Assessor Especial Frederico e os servidores Aldenir Gomes de Assis e Gutemberg de Lima Davi. Na ocasião, o professor Frederico falou sobre sua trajetória à frente da unidade, dos projetos que vêm sendo realizados e do planejamento do campus para o futuro.
A Diretora de Planejamento Institucional Elaine Brito teceu elogios aos bons resultados alcançados pelo campus, inclusive, registrando o pioneirismo da unidade Pedras de Fogo que teve a primeira aluna do IFPB a firmar contrato através do Programa Jovem Aprendiz. Elaine Brito ainda fez alertas sobre os futuros desafios do campus e a importância do planejamento para superá-los da maneira mais adequada.
A gestora da DPI Elaine Brito fez uma apresentação sobre planejamento, abordando a relevância de planejar com objetivos claros e foco na missão para facilitar a execução e posterior mensuração dos resultados. Em seguida, realizou uma demonstração de acesso ao Sistema de Gestão Estratégica do IFPB, explicando que a ferramenta Plano de Ação pode ser utilizada para auxiliar no planejamento e monitoramento das atividades.
Durante a reunião, enfatizou-se a importância da manutenção do contato constante entre os membros das equipes por meio de videoconferências para melhor controle dos trabalhos e superação das adversidades de maneira humanizada. Segundo a DPI, a utilização desta ferramenta no cotidiano auxilia no alcance dos objetivos, contribui na economia de recursos e aumenta a produtividade.
Na oportunidade, também foi abordado brevemente sobre a Gestão de Riscos e as ações do Comitê de Gestão de Riscos, que está elaborando um cronograma de reuniões e capacitações que incluirá os campi do IFPB.
Edição: DGCOM