Noticia
IFPB Campus Pedras de Fogo celebra acordo de cooperação técnica com IF Baiano
Cooperação
O Instituto Federal da Paraíba, e o Instituto Federal Baiano, acabam de celebrar um acordo de cooperação técnica na área de vestuário. O reitor Aécio Duarte e o assessor especial Rodney Barbosa não mediram esforços para consolidar essa parceria juntamente com nossa Reitora Mary Roberta Marinho, no tocante a dotar alguns cursos técnicos de matéria prima para impulsionar seus projetos criativos na área da Moda.
No dia 01/07/2024 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o extrato do citado Acordo de Cooperação Técnica. Veja Aqui.
O objeto do presente Acordo é a execução de ações de descaracterização, reciclagem ou reutilização de mercadorias apreendidas, na área do vestuário, sujeitas a destruição ou inutilização e custodiadas pelas Delegacias da Receita Federal (DRF), a ser realizada na Unidade de ensino do IFPB, através de projetos de pesquisa, inovação e extensão, ligados ao curso Técnico de Modelagem do Vestuário e Design de Moda do Campus Pedras de Fogo.
A parceria visa também promover ações sustentáveis e de intercâmbio entre as instituições por meio de ações específicas, como: Visitas Técnicas, pesquisas conjuntas em áreas de interesse, publicações científicas compartilhadas, cursos de extensão, oficinas de inovação, workshops, etc. A DRF tem um importante papel na consolidação desse projeto à medida em que realiza as doações oriundas de apreensões em suas delegacias regionais.
Para o Diretor Geral do IFPB Campus Pedras de Fogo, professor Frederico Campos, a cooperação técnica entre instituições de ensino é essencial para o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico, e nesse caso específico é academicamente pertinente, socialmente includente, econômica e ambientalmente sustentável, contribuindo significativamente para a qualidade da educação e o avanço da sociedade como um todo.
O IFPB desenvolverá também projetos de extensão através da PROEXC, ligados à economia solidária, junto a grupos de mulheres em vulnerabilidade social, onde as relações acontecem alicerçadas na cooperação, no fortalecimento dos desses grupos, como associações e cooperativas, além de comunidades tradicionais, no trabalho coletivo, na autogestão, na distribuição da riqueza produzida, na preservação da natureza e no bem coletivo e individual.
Equipe do Campus Pedras de Fogo